TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Custos na Pecuária de Corte Bovino e Otimização

Por:   •  25/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.242 Palavras (9 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

 FELIPE ALEF RAMOS RABELO RA: 6019383635

JOSIANE DE MOURA LIMA RA: 6017376875

RAFAEL BARRIOS RA: 6059010434

YAN CORRÊA DE OLIVEIRA RA:5945245924

OS CUSTOS NA PECUÁRIA DE CORTE BOVINO E A OTIMIZAÇÃO NO PROCESSO DE CRIA, RECRIA, ENGORDA, E COMERCIALIZAÇÃO DO GADO NELORE EM MATO GROSSO DO SUL.

CAMPO GRANDE - MS

2016


FELIPE ALEF RAMOS RABELO RA: 6019383635[pic 2]

JOSIANE DE MOURA LIMA RA: 6017376875[pic 3]

RAFAEL BARRIOS RA: 6059010434

YAN CORRÊA DE OLIVEIRA RA:5945245924

OS CUSTOS NA PECUÁRIA DE CORTE BOVINO E A OTIMIZAÇÃO NO PROCESSO DE CRIA, RECRIA, ENGORDA, E COMERCIALIZAÇÃO DO GADO NELORE EM MATO GROSSO DO SUL.

Projeto apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito para obtenção de nota na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I. Orientador: Prof. Esp. Antônio Ricardo Catânio


CAMPO GRANDE - MS

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

1.1        PROBLEMA        

2.        OBJETIVOS        

2.1        OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        

2.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        

3.        JUSTIFICATIVA        

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

5.        METODOLOGIA        

6.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        

7.        REFERÊNCIAS        

        


  1. INTRODUÇÃO

Não é novidade para ninguém que o país passa por um momento de turbulência econômica e que está interferindo diretamente em diversos ramos de negócios pelo país a fora, no entanto, também é sabido, que, por mais contraditório que pareça alguns mercados podem e se beneficiam indiretamente dos efeitos dessa mesma crise, exemplo disso será o tipo de investimento abordado neste trabalho de conclusão de curso, o da pecuária.

A pecuária se beneficia no fator “preço de venda”, pincipalmente quanto a exportação, pois em muito ou até em sua totalidade o dólar influencia em seu valor, principalmente no atual cenário do Real em baixa.

Agora, para que ocorra a comercialização do gado de forma geral, são necessários processos como, cria, engorda, recria e consequentemente a venda, mais existe algo que se torna praticamente um pilar para que tudo isso se realize, principalmente em momentos de crise, o levantamento dos custos. Os custos poderão ser fixos, variáveis, perceptíveis ou não, esses fatores podem demonstrar uma enorme possibilidade de perda ou de lucro, e para que isso aconteça otimizações necessitam ser realizadas, para isso, dados regionais e conhecimentos já compartilhados entre estudiosos, serão analisados, e consequentemente levarão ao resultado final desta pesquisa.

  1.  PROBLEMA

Levantar e analisar os custos que compreendem a área de negocio, como quais são as ferramentas de custos existentes, sejam elas fixas, varáveis e afins e após isso e se possível, aprimorar as atividades que envolvem o sistema.

  1. OBJETIVOS
  1.  OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Levantar e analisar, quais são os custos existentes nos processos que envolvem toda a parte desde a criação até a comercialização, procurando quem sabe evidenciar formas de potencializar resultados.

  1.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Identificar e controlar o custeio inicial para a cria do gado bovino.
  • Pesquisa de mercado, afim, de conseguir benefícios diretos ao processo de engorda e cuidados veterinários.
  • Detalhar quais critérios exigidos para plena qualidade da carne bovina, a fim de ser comercializada ao melhor preço possível.
  • Verificar a tributação que envolve o tramite da venda de gado e transporte.

  1. JUSTIFICATIVA

O estado de Mato Grosso do Sul, se destaca entre os maiores criadores e comercializadores de carne bovina em especial a nelore, ou seja, essa cultura faz parte da história da região.

Dizer que o estado se destaca somente por um fator histórico, não é correto, no entanto, seu clima, relevo, vegetação, água e suas condições naturais que como um todo são altamente benéficas para criação de gado, perdendo em proporção nacional somente para o estado de Mato grosso que ocupa o primeiro lugar. Lembrando também que parte da economia do estado gira em torno da pecuária, possuindo também grande influencia indireta nos outros setores como na indústria (curtumes) comércio (vendas de derivados), por exemplo. Claro que com todas as características regionais não podemos esquecer-nos dos esforços científicos para melhoramento da cultura, pois em qualquer ramo de negócio não basta apenas querer ou fazer mais também saber o que fazer e como fazer, obviamente com o passar do tempo pecuaristas aprenderam na prática como deveriam lidar com possíveis problemas, custos e despesas com seu rebanho. Medicamentos, rações e inclusive a forma de tratamento com o gado, foram sendo estudadas e aprimoradas para que a qualidade da carne fornecida obtivesse ótimos padrões, tanto nacionais quanto internacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (169.9 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com