TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de custos Aplicado À Pecuária de Corte

Por:   •  11/5/2015  •  Artigo  •  5.260 Palavras (22 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 22

ESTUDO SOBRE PLANEJAMENTO ALIMENTAR E CARACTERIZAÇÃO DE CUSTOS NO SISTEMA DE PRODUÇÃO - GADO DE CORTE

 (Dois espaços)

OLIVEIRA, A.G.S.1; JULIANO RICARDO² 

(Um espaço)

1Gestora em Agronegócio, UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros, Campus Paracatu (MG), e-mail: adilageorgia@hmail.com.

2Professor Orientador, Zootecnista, Faculdades Associadas de Uberaba, Uberaba (MG), e-mail:juliano@consulpec.com

 (Um espaço)

RESUMO: O Brasil apresenta o maior rebanho comercial de bovinos do mundo, com aproximadamente 185 milhões de cabeças (IBGE, 2006). A Bovinocultura de corte atualmente, vem sendo traçada por novas tecnologias e tendências, com a finalidade de crescimento linear dos lucros, para tanto, torna-se evidente que a forma de planejar e manejar o rebanho sofre mudanças constantes. Neste Contexto, o objetivo deste estudo foi caracterizar o melhor sistema de produção na propriedade, o qual resulte no aumento de lucros, considerando o planejamento alimentar e estratégico na atividade e a gestão de custos como indicador importante e definidor nos índices de lucratividade do sistema. As informações são apresentadas em modelo teórico, quanto ao objetivo, este é de caráter exploratório para colher dados representados pelas experiências práticas de artigos científicos e estudos de casos. Os resultados obtidos com a pesquisa demonstraram que gerenciar e controlar qualquer sistema de produção utilizado na propriedade é extremamente importante. O melhor sistema de produção é aquele adaptado as necessidades e exigências do mercado, além do que se tem disponível dentro da propriedade e, sobretudo, o que se pretende investir no sistema. A gestão de custos, bem como o seu controle rotineiro são peças fundamentais para avaliação, planejamento e controle da atividade.

(Um espaço)

PALAVRAS CHAVE: Planejamento Estratégico, Gestão de Custos, controle, lucratividade do sistema.

(um espaço)

TÍTULO DO TRABALHO EM INGLÊS

(um espaço)

ABSTRACT: Brazil has the largest commercial herd in the world cattle, with about 185 million head (IBGE, 2006). The cutting Cattle currently is being drawn by new technologies and trends, in order to linear earnings growth, therefore, it is clear that the way to plan and manage the herd is constantly changing. In this context, the aim of this study was to characterize the best production system on the property, which results in increased profits, considering the food and strategic planning in the activity, cost management as an important indicator, and defining the system's profitability indices. The information is presented in theoretical model, as the goal, this is exploratory to collect data represented by the practical experience of scientific articles and case studies. The results obtained from the research showed that manage and control any production system used on the property is extremely important. The best production system that is adapted to the needs and demands of the market, beyond what is available within the property and, above all, what you want to invest in the system. The cost management as well as its routine control are fundamental for evaluation, planning and control activity.

(um espaço)

KEY WORDS: Strategic Planning, Cost Management, control, system profitability

(um espaço)

INTRODUÇÃO

(um espaço)

        Investir na propriedade rural requer, primeiramente, um planejamento pautado em informações temáticas compatíveis com o tamanho da área. A inovação ou adoção de uma nova instalação sem um planejamento prévio e constantemente atualizado, corre sério risco de fracasso, uma vez que os caminhos para se atingirem os objetivos finais nem sempre são os mais eficazes, fazendo com que constantemente se tenha que mudar a estratégia e rever os métodos de execução.

O bovino apresenta, em todo mundo, um crescente valor agregado, pois se resume em alimento humano, fonte de proteína, produtor de adubo orgânico e de produtos secundários para o mercado industrial como sangue, couro, pelos, chifre, ossos, sebo e muitos outros. Esses produtos suprem indústrias de calçados e vestuários, de botões, de cola, de sabões, além de produtos farmacêuticos. Os bovinos são grandes produtores de trabalho inserido à agricultura.

O Brasil apresenta o maior rebanho comercial de bovinos do mundo, com aproximadamente 185 milhões de cabeças (IBGE, 2006). As condições do país são as responsáveis por essa façanha, com grandes extensões de terra, que podem permitir a produção de bovinos a baixo custo.

Neste panorama, o presente estudo tem o objetivo de apresentar a definição o melhor sistema de produção dentro de uma propriedade, o qual resulte no aumento dos lucros, levando se em consideração, o planejamento alimentar e na atividade propriamente, além de considerar a gestão de custos como indicador importante e definidor nos índices de lucratividade no sistema. Este artigo foi elaborado na forma de uma revisão de literatura, apresentando um debate entre os autores pesquisados, extraído das mais diversas fontes de informação atualizadas, bem como pesquisas em diversos outros meios de documentos eletrônicos, impressos e jornais.

(um espaço)

DESENVOLVIMENTO

(um espaço)

Este estudo foi construído através de levantamento de dados como forma de Revisão de Literatura. Foram realizadas pesquisas bibliográficas por meio dos livros e materiais em mídia como CDs, dispostos no acervo da Biblioteca Setorial da FAZU campus Uberaba, nas bases de dados da Scielo e Embrapa Gado de Corte, além de artigos on line em Acervos de Universidades, onde foram consultados artigos originais e de revisão sobre o tema, referentes à gestão de Custos e Planejamentos, sobretudo, planejamento alimentar envolto pelo sistema semi-intensivo de produção da bovinocultura de corte. As informações são apresentadas em modelo teórico, quanto ao objetivo, este é de caráter exploratório para colher dados representados pelas experiências práticas de artigos científicos e estudos de casos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (247.3 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com