TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÕES DE ALGUMAS PALAVRAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Trabalho Escolar: DEFINIÇÕES DE ALGUMAS PALAVRAS DA LÍNGUA PORTUGUESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 6

Atlas: É uma coleção de mapas, tradicionalmente agrupadas em forma de livro.

Exemplos: Características geográficas/ limites políticos, muitas vezes apresentam geopolítica, social,religião e de estatística económica.

Artigo: (ou verbetes) pode ser a parte de uma lei./ uma matéria, um texto sobre algum assunto que em geral tem uma posição bem determinada.

Exemplos: voltados a um público. geral, como em jornais e revistas de notícias ou a um público determinado, como em revistas sobre temas escolhidos ou áreas específicas do conhecimento, sejam de divulgação ou acadêmicas. Há um caso em que um artigo pode ser o resultado de um consenso entre as posições de vários autores sobre um assunto.

Aventura: nos mostram como sinônimo de atividade radical./ "Aventura é uma atividade arriscada, perigosa e a realização de experiências arriscadas. O termo é popularmente usado em referência às atividades físicas que possuem algum potencial de risco, Exemplo: Paraquedismo, alpinismo e esportes radicais. Um aventureiro é uma pessoa que baseia a sua vida em atos arriscados".

Aviso: Ato de avisar/ Embarcação, para troca de comunicações ou para descobrimento dos inimigos.

Exemplos: Quadro de avisos em escolas, igrejas/ Banheiro – Não jogue papel no vaso/ Atenção perigo/ Em hospitais : Não fume / Em shopping : Chão molhado.

Carta:

é um tipo de correspondência sob a forma de comunicação escrita. A carta é um papel que você escreve sobre qualquer assunto para uma pessoa ou não e é usada por muitas pessoas do planeta é uma forma simples de escrever para alguém.

Exemplo: Carta de amor/ Carta de apresentação/ Carta de despedida

comédia é o uso de humor nas artes cênicas. Também pode significar um espetáculo que recorre intensivamente ao humor. De forma geral, "comédia" é o que é engraçado, que faz rir.

Exemplo: Circo: Palhaços/ Filmes que fazem rir: “ O todo poderoso”/ Programas infantis: Chaves./ Programas de comédia: A praça é nossa.

Conto é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.

Exemplo: Conto de fadas: A bela adormecida, Chapeuzinho vermelho, Branca de neve, Pinóquio, etc.

Crônica: é uma narração curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal. Possui assim uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o lêem.

Exemplo: Histórica, narrativas, humorísticas, poética, jornalística, etc.

Um dicionário é uma compilação de palavras ou dos termos próprios, ou ainda de vocábulos de uma língua, quase sempre dispostos por ordem alfabética e com a respectiva significação ou a sua versão em outra língua.

Exemplo: Significado das palavras./ Ordem alfabética.

Drama: Pode significar: "forma narrativa em que se figura ou imita a ação direta dos indivíduos", "texto em verso ou prosa, escrito para ser encenado" ou mesmo a "encenação desse texto". Por analogia pode ser ainda "qualquer narrativa no âmbito da prosa literária em que haja conflito ou atrito", podendo ser conto, novela, romance etc., ou mesmo toda a arte dramática.

Exemplo: Filmes com temas sérios, peças teatrais com caráter sério ( sempre relacionados com a vida real).

Enciclopédia : É uma coletânea de textos bastante numerosos, cujo objetivo principal é descrever o melhor possível o estado atual do conhecimento humano. Pode-se definir como uma obra que trata de todas as ciências e artes do conhecimento do homem atual. Pode ser tanto um livro de referência para praticamente qualquer assunto do domínio humano como também uma obra na internet.

Exemplo: Vários livros com vários conhecimentos. / Fulano é uma enciclopédia, ou seja, ele tem muito conhecimento.

As fábulas (do Latim fabula, significando "história, jogo, narrativa", literalmente "o que é dito") são uma aglomeração de composições literárias em que os personagens são animais que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo. É um gênero muito versátil, pois permite diversas maneiras de se abordar determinado assunto.

Exemplo: Fábula: O Leão e o Rato

Ficção é o termo usado para designar uma narrativa imaginária, irreal, ou referir obras (de arte) criadas a partir da imaginação. Em contraste, a não-ficção reivindica ser uma narrativa factual sobre a realidade. Obras ficcionais podem ser parcialmente baseadas em fatos reais, mas sempre contêm algum conteúdo imaginário.

Exemplo: Cria-se uma nova espécie de realidade, simulação da realidade./ Filmes tais como, O parque dos dinossauros, ET, Avatar, Matrix, Star wars, etc.

Jornal: É um meio de comunicação impresso, geralmente um produto derivado do conjunto de atividades denominado jornalismo. Os jornais têm conteúdo genérico, pois publicam notícias e opiniões que abrangem os mais diversos interesses sociais.

Exemplo: Notícias, artigos, vendas , compras, esportes, entreterimento.

Livro: É um volume transportável, composto por páginas encadernadas, contendo texto manuscrito ou impresso e/ou imagens e que forma uma publicação unitária (ou foi concebido como tal) ou a parte principal de um trabalho literário, científico ou outro.

Exemplo: Histórias infantis, didáticos, Bíblia, monografias, ficção, contos de fadas, etc.

Hino : É uma composição musical. O hino pode ser de espírito religioso, escrito especificamente para louvor ou adoração tipicamente endereçado a um deus ou outra personalidade. Além dos hinos religiosos, existem hinos patrióticos (Hino nacional), desportivos e outros.

Exemplo: Hinos de igreja , hino nacional, hino à bandeira, hino dos times de futebol.

Mapa: É uma representação visual de uma região. Estes mais conhecidos são representações bidimensionais de um espaçotridimensional. A ciência da concepção e fabricação de mapas designa-se cartografia. Por vezes a cartografia se debruça sobre a projeção de superfícies curvas sobre superfícies planas, no processo chamado planificação.

Exemplo: Mapa de cidades, Mapa Mundi, mapa rodoviário, mapa geológico, mapa político.

Manual: de instruções, manual de uso ou guia de uso é um livro, folheto ou arquivo informático que ensina a operar um equipamento, um objeto, um software ou uma ferramenta que geralmente vem em Inglês, por ser uma língua muito popular. Muitas vezes o manual vem com imagens, para não só ilustrá-lo, como ajudar na compreensão, pois nem todos sabem ler em inglês, chinês ou outras línguas.

Exemplo: Manual de eletrodomésticos, móveis, de faculdades, de escolas, de auto-escola.

Mistério: Em geral, é algo secreto, escondido, de significado ou causa oculta; um fenômeno que ocorre e não se tem conhecimento de quais as causas; algo que não se pode explicar. Também pode ser sinônimo de suspense.

Exemplo: Histórias escritas de mistérios, filmes, desenhos.

Música: É uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.

Exemplo: Instrumental, cantada, partiturada, tocada.

Poema: É uma obra literária geralmente apresentada em versos e estrofes (ainda que possa existir prosa poética, assim designada pelo uso de temas específicos e de figuras de estilopróprias da poesia). Efetivamente, existe uma diferença entre poesia e poema. Segundo vários autores, o poema é um objeto literário com existência material concreta, a poesia tem um carácter imaterial e transcendente.

Exemplo: Lírico, Épico e o Dramático.

Receita: Pode ser médica, onde o médico indica certa medicação ao paciente, pode ser receitas culinárias, onde se mostra como se faz uma determinada comida. Receita é a entrada monetária que ocorre em uma entidade (Contabilidade) ou patrimônio (Economia), em geral sob a forma de dinheiro ou de créditos representativos de direitos.

Exemplo: Prescrição médica, bolos, receita econômica.

Reportagem: É um conteúdo jornalístico, escrito ou falado, baseado no testemunho direto dos fatos e situações explicadas em palavras e, numa perspectiva atual, em histórias vividas por pessoas, relacionadas com o seu contexto. A reportagem televisiva, testemunho de ações espontâneas, relata histórias em palavras, imagens e sons.

Exemplo: Jornais escritos, televisivos, rádio, internet, revistas.

Revista : É uma publicação periódica de cunho informativo, jornalístico ou de entretenimento, geralmente voltada para um público em geral.

Exemplo: Moda, gibis, reportagens, receitas, fofocas.

Romance: Pode referir-se a dois gêneros literários. O primeiro deles é uma composição poética popular, histórica ou lírica, transmitida pela tradição oral, sendo geralmente de autor anônimo; corresponde aproximadamente à balada medieval. Como forma literária moderna, o termo designa uma composição em prosa.

Exemplo: Novela, conto, romance policial, aventura.

Vídeo: Do latim eu vejo, é uma tecnologia de processamento de sinais eletrônicos, analógicos ou digitais, para capturar, armazenar e transmitir ou apresentar uma sucessão de imagens com impressão de movimento. A aplicação principal da tecnologia de vídeo resultou na televisão, com todas as suas inúmeras utilizações, seja no entretenimento, na educação, engenharia, ciência, indústria, segurança, defesa, artes visuais. Gravação de imagens.

Exemplo: Filmes, documentários, desenhos, vídeos caseiros.

...

Baixar como  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »