TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda

Por:   •  16/3/2016  •  Dissertação  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda

Com o objetivo de divulgação dos princípios estipulados pelo regime político de Vargas e para a censura de certas noticiais divulgadas pelos meios de comunicação, foi criado o DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda que entra em vigor a partir de 1993. Antes do DIP, já havia outro meio destinado para esses assuntos, que seria o Departamento Nacional de Propaganda. Porém, o DIP é criado para aperfeiçoar e ampliar essas atividades.

A partir da criação do DIP, todos os serviços de propaganda e publicidade passaram a ser executados e vigiados pelo órgão, que também era responsável por dirigir homenagens para Vargas, constituindo dessa forma o grande instrumento de promoção pessoal do presidente.

O DIP dividia-se em cinco áreas para a fiscalização dos setores considerados estratégicos para a propagação do ideal difundido por Vargas. A Divisão de Radiodifusão era uma das mais destacadas, por ter sob sua vigília o mais importante meio de comunicação do país, assim como a Divisão de Imprensa, a qual cabia o controle do conteúdo que se veiculava pelos jornais, revistas e livros brasileiros. A Divisão de Cinema e Teatro responsabilizava-se não só pelo conteúdo das produções brasileiras nesses setores, como pelo incentivo de realizações que tivessem por objetivo a divulgação dos feitos de Vargas e de seu governo. Por último, havia ainda a Divisão de Turismo, que apesar de sua modesta atuação, buscava "enaltecer as belezas naturais deste vasto país", e a Divisão de Divulgação, responsável pela distribuição de publicações oficiais e pelo controle e veiculação de discursos governistas. Com o passar do tempo, o DIP foi instalado em cada estado brasileiro.

Criação da CLT

No dia 1° de maio de 1943, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) dói sancionada pelo presidente Getúlio Vargas. Está, foi assinada pelo então presidente no estádio de São Januário, que na ocasião estava lotado de trabalhadores, que comemoravam o feito. Dois anos antes, Getúlio já havia assinado a criação da Justiça do Trabalho. A consolidação unificou a legislação trabalhista que até então é existente no Brasil e foi um marco por inserir de forma definitiva os direitos trabalhistas na legislação, regulamentando as relações individuais e coletivas do trabalho.

Fontes:http://cpdoc.fgv.br/

http://www.tst.jus.br/web/70-anos-clt/historia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com