TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Exames: DIVERSIDADE E INCLUSÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho vem incentivar e refletir sobre a inclusão. A inclusão movimento mundial de luta de pessoas com certas deficiências e de seus familiares pelos direito na sociedade. E o que a escola precisa estar atenta nessa realidade de muitos alunos, conhecendo e respeitando a adversidade.

Entrevista com professores municipais e estaduais dando sua opinião sobre o tema.

Por fim, cabe refletirmos sobre que é ser igual ou diferente?

Pois não existe ninguém igual nem em pensamento, em ações, nem em comportamentos. E refletirmos sobre a formação dos educadores, uma vez que ela não é para preparar alguém para a diversidade, mas para a inclusão.

2 DIVERSIDADE E INCLUSÃO

O adjetivo inclusivo é usado quando se busca qualidade para todos com ou sem deficiência.

Para falar sobre a inclusão escolar é preciso reconsiderar ao sentido que se está à educação, além de atualizar nossas criações e entender o processo de edificação de todo o individuo, compreendendo a complexidade e amplitude que envolve esse tema. É necessária também uma mudança no sistema educacional, centralizando mais no aprendiz, levando em consideração seu potencial não somente em seus resultados quantitativos, favorecendo somente alguns alunos.

A idéia de uma sociedade inclusiva tem base numa filosofia que valoriza e reconhece a diversidade. As escolas têm muitas dificuldades e desafios a enfrentar elas acabam tendo um forte desejo de mante-los em espaços especializados.

A escola é a porta de entrada para o respeito as diferenças.E a inclusão abre espaço para a diversidade.

A inclusão de uma criança que apresenta necessidades educacionais especiais, não esta tão somente na permanência física desses alunos na escola, mas em um novo projeto respeitando e valorizando essas crianças. A escola tem que criar espaço A escola é a porta de entrada para o respeito as diferenças.E a inclusão abre espaço para a diversidade.

A educação inclusiva é um processo social, pedagógico, cultural político e de ações educativas, voltadas para o acesso a permanência e o sucesso de todos os alunos da escola regular especialmente aqueles com deficiências ou transtornos globais de desenvolvimentos, compreende a educação como direito humano fundamental com base para uma sociedade mais justa e solidaria. Partindo desse ponto é que mostraremos como funciona a proposta de inclusão escolar.

Não é o aluno que tem que se adaptar a escola ou ao ensino, e sim a escola ter capacidade de formar esses alunos. As escolas inclusivas devem estar atentas nas dificuldades de seus alunos, e respondendo a essa dificuldades, adaptando - os em diferentes ritmos e estilo de aprendizagem tendo estratégias de ensino e procurando ter um apoio também da comunidade.

Contudo a inclusão coloca muitos questionamentos aos professores e pedagogos. Faz-se necessário avaliar a realidade e as opiniões sobre o tema. Tendo que considerar o papel do professor, pois é difícil repensar ao que estamos habituados a fazer

3 REALIDADE

Pesquisa realizada com alguns professores e um aluno do município:

É uma das funções necessidades diversificadas, das mais variadas situações dentro da sala de aula. Seja ao orientá-lo quanto a postura a ser adotada com o aluno com uma necessidade e os demais referente à inclusão no ajudá-lo a criar e adequar materiais que possibilitem um maior aproveitamento pedagógico do aluno portador de necessidades.Apropriar soluções que oportunizem ao aluno incluído, assim como aos demais um desenvolvimento global e dentro do respeito as diferenças e diversidades em todos os seus aspecto físicos, mentais e sócias.Oportunizando diferentes situações, nas quais o aluno entre em contato com todos os alunos de sua classe e/ou escola,como palestra seminários , salas de bate papo onde todos possam expressar idéias, pensamentos,experiências,mobilizando todos para as questões da igualdade e oportunidades para todos.

A organização do trabalho pedagógico na escola ás vezes facilita o envolvimento com as atividades em sala, mas depende de muitos fatores como os materiais,assim como as dependência físicas condizentes com as necessidades desse aluno, materiais adequados, tanto quanto um apoio pedagógico referente a metodologia mais apropriada ao trabalho com esse aluno .Algumas vezes a escola consegue cumprir com esse envolvimento a conteúdo, mas muitas fica faltando muitos recursos.

Percebo que não existe preconceito, mas podemos perceber muitas vezes, que existe como que, uma relação natural entre os alunos cada um escolhe aquele que mais combina consigo. Isso é um processo natural da sociedade, as pessoas se ligam aquelas que apresentam características em comum. E com os alunos é da mesma forma, essa escolha considera diferentes aspectos tanto sociais, físicos e de conformidade com seus padrões estéticos. Dentro da escola podemos realizar debates, discussões que promovam uma reflexão sobre esses pensamentos, leitura dramatização entre outros trabalhos coletivos que arrematem essas questões comoventes ao preconceito, diversidade e igualdade dentro da sociedade (Profª

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com