TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demostrações Financeiras

Dissertações: Demostrações Financeiras. Pesquise 787.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2012  •  2.226 Palavras (9 Páginas)  •  1.112 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ACADÊMICOS:

MARCIA ANDRÉIA DA SILVA RA: 193665

VIVIANE LANZA RA: 236080

JESSICA TERESINHA BASTOS DA SILVA RA: 280063

VERCI DA SILVA RA: 204680

DIELI CARGNELUTTI RA: 280066

Trabalho de conclusão do 5º semestre do Curso de ciências contábeis da Faculdade Anhanguera UNIDERP polo Faxinal do Soturno/RS disciplina Estrutura e análise das demonstrações financeiras.

PROF. TUTOR PRESENCIAL:

NATALIA FELIN

FAXINAL DO SOTURNO/RS

2012

Sumário

ETAPA 1...........................................................................3

ETAPA 2..........................................................................11

ETAPA 3..........................................................................14

ETAPA 4..........................................................................17

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho acadêmico é mostrar que a análise das demonstrações é um importante instrumento que administradores devem utilizar visando aperfeiçoar os resultados e criar novas situações para a empresa.

No primeiro capitulo será estudado os tipos de demonstrações contábeis (análise vertical e horizontal do balanço patrimonial e análise vertical e horizontal da DRE).

No segundo capitulo será apresentado os índices de estrutura de capital de liquidez rentabilidade e dependência bancaria de forma detalhada.

No terceiro capitulo são abordados os índices de previsão de falência pelo método DUPONT e STEPHEN KANITZ.

Finalizando no ultimo capitulo será apresentado à preparação do fluxo de caixa, as necessidades de capital de giro na empresa.

Etapa 1

Nessa etapa compreenderemos a necessidade da analise vertical e da analise horizontal como auxilio na tomada de decisão.

PASSO 1: PROCEDIMENTOS DA ANALISE HORIZONTAL E VERTICAL

Analise Vertical: Facilita a avaliação da estrutura das demonstrações financeiras e a representatividade de cada conta em relação ao total do ativo e passivo, bem como a participação de cada conta da DRE na formação do lucro ou prejuízo no período analisado. Apresenta valores percentuais de cada conta e grupo de conta em relação a um valor base: no caso do BP, esse valor base é o total do ativo ou passivo; na DRE, o valor base é o total da receita liquida.

O calculo do percentual da participação relativa das contas ou grupo de contas do ativo ou do passivo obtém-se dividindo o valor de cada conta ou grupo de conta pelo valor do ativo ou do passivo.

O calculo do percentual da participação relativo s contas ou grupo de contas da DRE é feito dividindo cada conta ou grupo de conta pelo valor da receita liquida.

Analise horizontal: consiste em verificar a evolução dos elementos do balanço patrimonial e da DRE durante um determinado período. Essa verificação se faz entre os valores de uma mesma conta ou gruo de contas, evidenciando a evolução da conta ou do grupo de contas por períodos.

Uma das maneiras de apurar os percentuais de evolução da Analise horizontal é tomar como base um exercício e calcular a evolução dos demais, sempre em relação ao exercício base.

Passo 2

Nesse passo iremos elaborar os cálculos para a análise vertical e analise horizontal dos demonstrativos financeiros.

Passo 3

Nessa próxima etapa vamos analisar associar e descrever as possíveis causas das variações dos cálculos anteriores:

A: Nas vendas- variação decorrente de alterações de volume, o resultado é o aumento ou diminuição nas vendas, dependendo de ter o volume aumentado ou diminuído.

Variação decorrente de alterações no preço de venda unitário, o resultado é o aumento ou diminuição nas vendas.

Variação decorrente de alterações tanto no volume como no preço de venda unitário.

B: Nos custos dos produtos vendidos- variação decorrente de alterações no volume, o resultado é o aumento ou diminuição no custo das mercadorias vendidas, dependendo de ter volume aumentado ou diminuído.

Variação decorrente de alteração no custo unitário. Variação decorrente de alterações tanto no volume como no custo unitário.

C: Na Margem bruta- Há variação na margem bruta quando há variações em unidades vendidas, nos preços e no custo dos bens vendidos.

D: Nas despesas operacionais- variam em virtude de despesas com pessoas (salários, honorários, encargos, etç). Serviços do sistema financeiro, administrativas, serviços de infraestrutura que suportam as atividades do banco individual e serviços terceirizados.

ETAPA 2

Nessa etapa iremos obter uma visão mais transparente de uma empresa, é importante, pois vamos compreender as necessidades e a função dos índices econômicos e financeiros.

Passo 1

A sociedade em geral tem a visão de que as empresas lucram muito em cima de seus produtos, porque acham caros e se esquecem dos impostos que incidem sobre eles, que se aproximam de 50% graças aos impostos exorbitantes, as empresas não conseguem se desenvolver, porque não há lucro suficiente para investimento e aumento de produção.

As pessoas não se preocupam em saber dos gastos, custos e despesas que as empresas têm para a fabricação de seu produto, o que interessa para elas é o quanto estão ganhando em cima dele.

Todos acham exorbitantes os preços estipulados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com