TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demostrações Financeiras

Por:   •  22/5/2012  •  2.226 Palavras (9 Páginas)  •  909 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ACADÊMICOS:

MARCIA ANDRÉIA DA SILVA RA: 193665

VIVIANE LANZA RA: 236080

JESSICA TERESINHA BASTOS DA SILVA RA: 280063

VERCI DA SILVA RA: 204680

DIELI CARGNELUTTI RA: 280066

Trabalho de conclusão do 5º semestre do Curso de ciências contábeis da Faculdade Anhanguera UNIDERP polo Faxinal do Soturno/RS disciplina Estrutura e análise das demonstrações financeiras.

PROF. TUTOR PRESENCIAL:

NATALIA FELIN

FAXINAL DO SOTURNO/RS

2012

Sumário

ETAPA 1...........................................................................3

ETAPA 2..........................................................................11

ETAPA 3..........................................................................14

ETAPA 4..........................................................................17

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho acadêmico é mostrar que a análise das demonstrações é um importante instrumento que administradores devem utilizar visando aperfeiçoar os resultados e criar novas situações para a empresa.

No primeiro capitulo será estudado os tipos de demonstrações contábeis (análise vertical e horizontal do balanço patrimonial e análise vertical e horizontal da DRE).

No segundo capitulo será apresentado os índices de estrutura de capital de liquidez rentabilidade e dependência bancaria de forma detalhada.

No terceiro capitulo são abordados os índices de previsão de falência pelo método DUPONT e STEPHEN KANITZ.

Finalizando no ultimo capitulo será apresentado à preparação do fluxo de caixa, as necessidades de capital de giro na empresa.

Etapa 1

Nessa etapa compreenderemos a necessidade da analise vertical e da analise horizontal como auxilio na tomada de decisão.

PASSO 1: PROCEDIMENTOS DA ANALISE HORIZONTAL E VERTICAL

Analise Vertical: Facilita a avaliação da estrutura das demonstrações financeiras e a representatividade de cada conta em relação ao total do ativo e passivo, bem como a participação de cada conta da DRE na formação do lucro ou prejuízo no período analisado. Apresenta valores percentuais de cada conta e grupo de conta em relação a um valor base: no caso do BP, esse valor base é o total do ativo ou passivo; na DRE, o valor base é o total da receita liquida.

O calculo do percentual da participação relativa das contas ou grupo de contas do ativo ou do passivo obtém-se dividindo o valor de cada conta ou grupo de conta pelo valor do ativo ou do passivo.

O calculo do percentual da participação relativo s contas ou grupo de contas da DRE é feito dividindo cada conta ou grupo de conta pelo valor da receita liquida.

Analise horizontal: consiste em verificar a evolução dos elementos do balanço patrimonial e da DRE durante um determinado período. Essa verificação se faz entre os valores de uma mesma conta ou gruo de contas, evidenciando a evolução da conta ou do grupo de contas por períodos.

Uma das maneiras de apurar os percentuais de evolução da Analise horizontal é tomar como base um exercício e calcular a evolução dos demais, sempre em relação ao exercício base.

Passo 2

Nesse passo iremos elaborar os cálculos para a análise vertical e analise horizontal dos demonstrativos financeiros.

Passo 3

Nessa próxima etapa vamos analisar associar e descrever as possíveis causas das variações dos cálculos anteriores:

A: Nas vendas- variação decorrente de alterações de volume, o resultado é o aumento ou diminuição nas vendas, dependendo de ter o volume aumentado ou diminuído.

Variação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com