TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento de logística

Tese: Departamento de logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Tese  •  2.513 Palavras (11 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 11

Um dos objetivos da logística é aumentar o grau de satisfação do cliente. Para atingir esta meta, é necessário aplica-la às áreas funcionais e em campos de atividades:

• Função de projetos e tecnologias: unificação dos componentes; projeto orientado à facilidade de manutenção; sincronização da vida útil dos componentes de montagem; projeto de produtos facilmente transportáveis; modularização da embalagem; projeto orientado à segurança, com economia dos componentes de matérias-primas, recuperação e reutilização das mesmas;

• Função de abastecimento de materiais e componentes: abastecimento sincronizado com a produção; abastecimento com um Lead Time2 breve: abastecimento de materiais e componentes de qualidade elevada; abastecimento a custos limitados; abastecimento que responda com flexibilidade às variações da produção;

• Função de produção: permitir a manutenção de uma excelente qualidade; comprimir o estoque e o que existe na produção;

• Função de distribuição física: breve Lead Time entre o recebimento dos pedidos e a expedição; distribuição física com expedições sem erros, respeitando os tempos de entrega desejados dos clientes, custos reduzidos, em condições de responder aos piques da demanda;

• Função de marketing e de venda: reorganização dos canais distributivos até os clientes; modalidades de distribuição dos empenhos de distribuição física entre os encarregados das vendas, modalidades ideais relativas aos serviços de entregas, ideais do after service3, exposições e à mostra dos produtos nas lojas.

4. VANTAGEM COMPETITIVA

O gerenciamento logístico pode proporcionar uma fonte de vantagem competitiva,

com uma posição de superioridade duradoura sobre os concorrentes, em termos de preferência do cliente, alcançada através da logística.

A fonte da vantagem competitiva é encontrada primeiramente na capacidade de a organização diferenciar-se de seus concorrentes aos olhos do cliente e, em segundo lugar, pela sua capacidade de operar a baixo custo e, portanto, com lucro maior. O sucesso no mercado depende de um modelo simples baseado na trilogia: " companhia, seus clientes e seus concorrentes - ".

___________________

2. Lead Time termo empresarial, indica tempo controlado na produção, domínio de tempo, vantagem competitiva

3. After Service na linguagem empresarial, indica oferecer serviços, após o serviço.

Clientes

valor valor

Companhia Concorrente

A figura 4.1 ilustra a vantagem competitiva e os três "Cs"

Fonte: Ohmae K., The Mind of the Stragegist, Penguin Books, 1983.

5. O ESCOPO DO GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

O gerenciamento da cadeia de suprimentos abrange o fluxo de mercadorias do fornecedor, através da fabricação e distribuição até o usuário final. O gerenciamento logístico está voltado para otimização de fluxos dentro da organização, enquanto que o gerenciamento da cadeia de suprimentos reconhece que a integração interna por si não é suficiente.

A figura 5.1 ilustra uma evolução da integração e da completa independência funcional da companhia, onde cada função, desde a produção ou compra, não se faz isoladamente.

Estágio 1: linha básica

Fluxo de materiais Serviço ao cliente

Estágio 2: Integração funcional

Fluxo de materiais Serviço ao cliente

Estágio 3: integração externa

Fluxo de materiais Serviço ao cliente

Estágio 4: integração externa

Fluxo de materiais Serviço ao cliente

Figura 5.1 ilustra uma cadeia de suprimentos integrada.

Fonte: Steves, G.C. 'Integrating the Supply Chain', International Journal of Physical Distribution and Materials Management, Vol. 19,Nº 8, 1989.

6. MEDINDO OS CUSTOS E O DESEMPENHO DA LOGÍSTICA

O gerenciamento logístico é um conceito orientado para o fluxo, como objetivo de integrar recursos ao longo de todo o trajeto, que se estende desde os fornecedores até os clientes finais. É desejável portanto que exista um meio de avaliar os custos e o desempenho deste fluxo.

A necessidade de adoção pelas companhias de uma abordagem integrada para o gerenciamento de informações dos custos, da produção até a distribuição, desencadeou mudanças nos sistemas convencionais da contabilidade de custos, deixando para trás sua metodologia tradicional, com o objetivo de identificação dos reais custos de produção até a sua distribuição final.

A falta de informações sobre custos é uma das maiores causas para a dificuldade que muitas companhias têm no processo de adoção de uma abordagem integrada para a logística e para o gerenciamento de distribuição. Os sistemas convencionais agrupam os custos em categorias amplas agregadas, não permitindo a realização de uma análise mais detalhada, necessária para identificação dos custos verdadeiros da prestação de serviço ao cliente, numa variedade de produtos. Sem esta facilidade para analisar dados de custos agregados, fica impossível revelar o potencial de negociação que pode existir dentro do sistema logístico.

O efeitos trade-off 4 são avaliados de duas maneiras: seu impacto sobre os custos totais e sobre a receita de vendas. Tomando como exemplo, um trade-off de custos pode proporcionar aumento de custos totais, desde que,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com