TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descubra O Time Dos Seus Amigos

Monografias: Descubra O Time Dos Seus Amigos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 4

De que forma podemos atrelar o Behaviorismo à educação tradicional?

Por vários séculos estabeleciam metas e objetivos. Mantendo sempre um currículo rigoroso, acreditando que a maneira de aprender era através de reuniões de conteúdos. A maneira de avaliação era realizada no conhecimento desses conteúdos, e muito pouco avaliada no desempenho ou no entendimento dos mesmos.

Pioneiros desta corrente são Thorndike (1921) e Guthrie (1930). O behaviorismo preocupa-se com o início do processo – o estímulo. Procura determinar da maneira mais precisa e atômica possível quais são e como se comportam as variáveis que determinam comportamentos observáveis. Aqui, estímulo e resposta são apenas as variáveis que podem ser objetivamente observadas e mensuradas.

As idéias dos behavioristas se parecem com as da educação tradicional. Ambas se centram no professor. Ele é quem deve controlar a aprendizagem e decidir o que devem aprender. É, por conseqüência um modelo autoritário. Os testes de múltipla escolha, método de avaliação ainda hoje utilizado, são fruto da influência behaviorista.

No entanto, e isto é um avanço, defendem a aprendizagem individualizada. Cada criança deve aprender em seu próprio ritmo (pessoas diferentes = estímulos diferentes). Não acreditam que uma turma, com crianças de capacidades variadas, possa ser ensinada de forma unificada, pelo mesmo professor. As crianças aprendem melhor por um padrão linear, cumulativo e aditivo. Isto é, a aprendizagem de cada pessoa é como se fosse uma linha reta, diferente para cada uma. É cumulativo no sentido de que esta linha se inicia à partir do que ela sabe, e portanto sendo diferentes os conhecimentos de cada um, o ponto de partida deve também ser diferente. E finalmente é aditivo, ou seja você só pode aprender um conteúdo “b” se antes você dominar o conteúdo “a” que lhe precede. Segundo este modelo, os problemas são expostos aos alunos e somente aqueles capazes de fornecer a resposta correta (do ponto de vista do professor) estão autorizados a prosseguir. já que só estes estarão capacitados a aprender os novos assuntos (que demandam o conhecimento dos temas que o precedem). Os outros permanecem naquela etapa até conseguirem responder corretamente. E para tal deverá haver um ensino específico. Isto significa tratar diferentemente os diferentes, em que cada um receberá a atenção específica que precisa; a uns fornecendo-se mais tempo e outros recursos para aprender um dado conteúdo e a outros, novos conteúdos vez que os anteriores foram já aprendidos. Respeita-se assim a individualidade e as necessidades individuais. Neste sentido tratar diferentemente os diferentes, significa dar chances iguais para todos.

Edward Thorndike

B. F. Skinner

Pode – se aplicar os conceitos do Behaviorismo às práticas sociais/ educacionais adequadas?

O Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).

Ação isolada de um sujeito, mas, sim, como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu “fazer” acontece. Portanto, o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações)

Em práticas sociais

Poderíamos refletir, também, sobre o aprendizado social. Por exemplo: existem normas e regras de conduta para festas — cumprimentar os presentes, ser gentil, procurar manter diálogo com as pessoas, agradecer e elogiar a dona da casa etc. No entanto, as festas podem ser diferentes: informais ou pomposas, dependendo de onde, de como e de quem as organiza. Somos, então, capazes de discriminar esses diferentes estímulos e de nos comportarmos de maneira diferente em cada situação.

Na vida cotidiana, também aprendemos a nos comportar em diferentes situações sociais, dada a nossa capacidade de generalização no aprendizado de regras e normas sociais.

Práticas Educacional

Órgãos ou instituições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com