TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade Social

Trabalho Escolar: Desigualdade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

A desigualdade social é um dos problemas mais preocupantes da atualidade e atinge o mundo todo. Além disso, abrange diversos fatores, opiniões e pontos de vistas. É uma das causas de boa parte dos conflitos mundiais. Constitui-se, portanto, em uma condição social que permite a determinadas pessoas ter maior visibilidade e qualidade de vida em detrimento de outras. É um assunto complexo, que possivelmente não será resolvido com tanta facilidade. Existem fatores que fomentam a desigualdade, como a falta de uma educação publica eficaz, deficiência no sistema de saúde, falta de EMPREGO, entre outros. De certa forma pessoas com pouca renda não tem os mesmos benefícios que pessoas com renda maior. É certo que há falhas em nosso sistema governamental, nas quais interesses próprios são colocados em primeiro lugar, desamparando a sociedade. Entretanto, cabe a nós enquanto parte da sociedade estar atento e conhecer mais sobre o assunto. Ao refletir e discutir, entenderemos suas causas, levantaremos questões que devem ser repensadas, podendo nos levar a uma tomada de consciência ocasionando mudanças a fim de minimizar a situação.

A desigualdade social não se restringe somente a questão econômica (como a maioria das pessoas pensam), existem vários de desigualdade social, como por exemplo a desigualdade de gênero, na qual um dos sexos é privilegiada em certas situações enquanto o outro é prejudicado, a de raças em que há o preconceito e uma raça se declara superior á outra, a de regiões que pode acontecer a nível estadual, nacional ou mundial na qual a população de uma determinada região não aceita a de outras. Ambas fazem com que a sociedade seja lesada, por que além de outras consequências causa conflitos e dificulta a relação entre os povos, fazendo com um perca o respeito pelo outro.

O rolezinho foi um movimento que aconteceu no final do ano de 2013. Esta foi uma forma de protesto de jovens das periferias que não estavam satisfeito com a situação que enfrentavam. Esses jovens vivem a margem da população, ou seja são excluídos e marginalizados, no qual muitas vezes são impedidos de frequentar os mesmo lugares que jovens de classe média. Essa exclusão social é uma das consequencias da desigualdade. Além disso, com a má distribuição de renda que existe em nosso país, a desigualdade aumenta a cada dia, prejudicando e afastando não só os jovens, mas a população como um todo. Diante disso esses jovens resolveram reivindicar seus direitos promovendo encontros em grandes shoppings centers, através das redes sociais. A partir desse protesto, por um lado eles começaram a ser melhor visto na sociedade, ganhando seu espaço, por outro seus objetivos não foram totalmente compreendidos, no qual algumas pessoas ficaram amedrontadas e os confundiram com baderneiros, vândalos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com