TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dia Da Bandeira

Exames: Dia Da Bandeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

Dia da Bandeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dia da Bandeira aplica-se a duas situações. Numa ocasião é o dia em que uma região, normalmente uma nação, escolhe para hastear a sua bandeira, noutra é o dia dedicado à celebração de uma data histórica que tenha a ver com a bandeira (ex: criação ou adopção da bandeira).

Os Dias da Bandeira são regulados pelas instituições governamentais dos países em que vigorarem, podendo um decreto emitido pelo chefe de estado determinar um Dia da Bandeira. As indicações de onde e como a bandeira deve ser hasteada pode ser transmitida por Decreto-Lei.No Brasil[editar | editar código-fonte]

Cerimônia de incineração de bandeiras em Porto Alegre, ano 2010.

No Brasil, a comemoração ocorre todos os anos no dia 19 de novembro, pois essa foi a data de instituição da bandeira nacional republicana, no ano de 1889. Nessa data ocorrem comemorações cívicas, normalmente acompanhadas do canto do Hino à Bandeira. A bandeira foi adotada pelo decreto nº 4 no dia 19 de novembro de 1889. Esse decreto foi preparado por Benjamin Constant, membro do governo provisório.

Ao meio-dia (12h00) do Dia da Bandeira (19 de novembro), as bandeiras inservíveis (rasgadas, descoloridas, etc.) devem ser incineradas em Cerimonial Peculiar.1

Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, a comemoração ocorre anualmente no 1º de Dezembro. Por ocasião da implantação da República Portuguesa e após a decisão de alteração das cores da bandeira nacional portuguesa, por uma comissão governamental criada para o efeito em 15 de Outubro de 1910, esta foi apresentada oficialmente para todo o país a 1 de Dezembro de 1910, junto do Monumento aos Restauradores, em Lisboa, por ocasião dos 270 anos da Restauração da Independência. Este dia já havia sido declarado pelo governo como o "Dia da Bandeira" . Além disso esse dia passou a ser feriado nacional2 até ao ano de 2012, pela última vez a um dia da semana, passando agora a ser comemorado a um dia não-útil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com