TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valor da bandeira atual do Brasil e sua relação com o pensamento positivista

Tese: Valor da bandeira atual do Brasil e sua relação com o pensamento positivista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Tese  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/06/cientista-politico-critica-acao-da-policia-em-protestos.html

1) Qual a origem e significado da atual bandeira do Brasil e sua relação com o pensamento positivista?

A bandeira do Brasil foi implantada, em19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República (15 de novembro de 1889). Sua elaboração atual foi realizada por Raimundo Teixeira Mendes (positivista), Miguel Lemos (diretor do Apostolado Positivista do Brasil), Manuel Pereira Reis (astrônomo) e quem realizou a confecção do desenho foi o pinto Décio Villares.

Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que no centro a esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca com as palavras “Ordem e Progresso” em letras maiúsculas verdes. Essa faixa é oblíqua, inclinada da esquerda para direita. No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará.

Cada elemento da bandeira possui um significado:

Verde: simboliza a pujança das matas brasileiras;

Amarelo: representa as riquezas minerais do solo;

Azul: o céu;

Branco: a paz;

Estrelas brancas: representa cada estado brasileiro e o Distrito Federal;

A frase “Ordem e Progresso”: influência de Augusto Comte, filósofo francês fundador do positivismo.

O positivismo teve fortes influências no Brasil, tendo como sua representação máxima, o emprego da frase positivista “Ordem e Progresso”, extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", em plena bandeira brasileira. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social.

A Bandeira Nacional é um dos símbolos mais importantes do país, devendo ser hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretarias de governo etc. Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e a arriação no fim da tarde. A bandeira não pode ficar exposta durante a noite, a não ser que seja bastante iluminada.

2) Quais as pautas levantadas nas manifestações ocorridas em 2013 em São Paulo (que ocorreram de 06/06 a 21/06), quando se dizia que “não é só por 20 centavos”? Explicar sinteticamente as pautas listadas.

As pautas levantadas foram:

O aumento da passagem – A população quer um valor justo na tarifa e um sistema transporte publico de qualidade e que atenda toda população.

A corrupção – Que afeta o bem estar dos cidadãos brasileiros quando diminui os investimentos públicos na saúde, na educação, em infraestrutura, segurança, habitação, entre outros direitos.Onde o dinheiro que deveria ser investido para o bem da população é desviado para recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com