TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dia Internacional Da Mulher

Casos: Dia Internacional Da Mulher. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  209 Palavras (1 Páginas)  •  302 Visualizações

Em 8 de março é comemorado o Dia Internacional Da Mulher. Acredita-se que esta comemoração é dedicada a um acidente ocorrido em 1857, em que mulheres haviam ocupado uma fábrica de tecidos reivindicando por melhores condições de trabalho, e os protestos foram reprimidos com violência. As operárias foram trancadas dentro da fábrica que foi incendiada. Mas na realidade, o verdadeiro incêndio ocorreu em 25 de março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company – 146 morreram e entre estes, 125 mulheres de 13 a 23 anos. Foi considerado o maior incêndio da história dos Estados Unidos antes do 11 de setembro.

Porém, foi em 1910 quando foi proposto que o dia 8 de março fosse usado para homenagear mulheres de todo o mundo. Isto aconteceu na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, realizada na Dinamarca. E a comemoração foi sugerida pela alemã Clara Zetkin (1857-1933), uma das maiores líderes do movimento que dedicava-se a conscientização feminina.

Neste tempo, diversas mulheres trabalhadores continuaram a manifestar e realizar greves por todo o mundo. O sufrágio feminino estava em alta. E apesar da falsa crença que o dia 8 de março remete apenas ao acidente em Nova Iorque, ele foi resultado de uma sucessão de reinvindicações e uma vitória para as mulheres do século XX.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com