TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trafico Internacional De Mulheres

Trabalho Universitário: Trafico Internacional De Mulheres. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

Tráfico Internacional de Mulheres

O tráfico internacional de mulheres é um grave problema social que atinge diversos países e a parte mais vulnerável da população feminina, na maioria dos casos as mulheres são levadas para a exploração sexual, o que representa um atentado aos direitos humanos. No entanto esse não é um problema novo nas Relações internacionais, é um tema que vem sendo debatido desde o final do século XIX e conhecido como o “trafico de brancas”.

O "tráfico das brancas" foi uma das consequências da expansão do capitalismo e do imperialismo por todo o mundo, a partir da segunda metade do século XIX. Havia, de um lado, a transformação de todos os aspectos da vida humana, inclusive o ser humano, em mercadorias - commodities - a serem compradas e vendidas. Do outro, o patriarcado - estrutura muito anterior ao próprio capitalismo - e a cultura dele resultante, que contaminavam todas as esferas da sociedade, eram responsáveis pela sujeição da mulher ao homem, fato que muito contribuiu para que muitas mulheres se tornassem presas fáceis para as garras das redes criminosas associadas ao tráfico. A europeização do mundo, sinônimo de modernidade na época, fazia com que a mulher branca europeia se transformasse em artigo a ser cobiçado.

Pode-se dizer que as indústrias do turismo sexual, da prostituição e da pornografia foram um dos principais fatores que criaram essa demanda pelo tráfico. Já a oferta está ligada ao fenômeno mais geral das migrações internacionais.

O tráfico de mulheres tornou-se uma importante fonte de renda para o crime organizado. Atualmente 99% das pessoas traficadas são mulheres, pois os traficantes aproveitam a frágil situação social e econômica dessas e as aliciam, prometendo–lhes vastos ganhos.

Os países subdesenvolvidos são responsáveis pela maioria das mulheres traficadas no mundo, mas o segmento que mais cresce está localizado na Europa Central e Oriental e nos países da antiga União Soviética. O fluxo está dirigido para os países industrializados e envolve praticamente todos os membros da União Europeia. O padrão indica que as mulheres saem dos países do chamado Terceiro Mundo, ou das novas democracias, e se encaminham para os países desenvolvidos.
Segundo dados da Internacional Organization For Migração, acredita-se que as mulheres traficadas vêm de quase todo o mundo, destacando, como região-fonte do tráfico, Gana, Nigéria, Marrocos, Brasil, Colômbia, República Dominicana, Filipinas e Tailândia.

Bibliografia

http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000122011000100004&script=sci_arttext

http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/9823

http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/tráfico-internacional-de-mulheres-conceituação-dados-e-legislação-aplicável-ao-tema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com