TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina De Didática Da Língua Portuguesa

Trabalho Universitário: Disciplina De Didática Da Língua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

Curso de Letras a Distância

Disciplina de Didática da Língua Portuguesa

Nilton Alindo da Silva Filho

Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/390932/

ATIVIDADE DA AULA 01:

A construção desses conhecimentos por meio da reflexão e leituras será fundamental tanto para o estudo de outras disciplinas do curso, quanto para a vida profissional. Para iniciar, é importante sabermos que, na construção histórica do pensamento didático, existe a contribuição de inúmeros teóricos que podemos denominar de precursores da educação: sendo que cada um deles argumenta acerca da educação conforme o período histórico, econômico, político e social vigente da época.

1. Desta forma, elabore um texto/argumentativo de 15 a 20 linhas, apresentando o conceito de didática relacionado a uma concepção teórica escolhida por você de acordo com os autores estudados.

Maria Montessori

Didática, é uma ciência ramificada da Pedagogia que visa estudar, as formas, e os métodos com a finalidade de instruir, ou ensinar algo; a didática está no processo da construção do conhecimento, nos caminhos que o mediador/professor usará para avaliar e auxiliar o aluno, indicando e conduzindo-o da melhor maneira possível, usando todo seu senso critico.

A didática usada por Maria Montessori no inicio do século XX consistia em organizar o ambiente escolar de modo que esse viesse a servir de estímulo para que cada um encontrasse a seu tempo o caminho individual para o saber. Esse método, ou essa didática fez tanto sucesso, e deu tanto resultado positivo que o mesmo “jeito de ensinar” é utilizado com êxito até hoje em todo o mundo.

Maria descobriu que o conhecimento é um fenômeno que precisa ser construído, e não repassado para alguém como quem programa um computador, sua didática estabeleceu juízo de valor para alguns métodos de ensino, nota-se que muitos métodos foram abandonados depois da descoberta realizada pela italiana, bem como outros métodos foram adotados, inclusive o dela, sendo assim, podemos afirmar que o professor não é o possuidor da sabedoria, mas sim um auxiliar na construção, e que também constrói e se preciso reconstrói.

ATIVIDADE DA AULA 02:

1. Em relação às tendências pedagógicas mencionadas abaixo, apresente o conceito das mesmas e um exemplo de metodologia de trabalho baseando-se em cada uma destas tendências: (Valor 2,0)

a) Tradicional: Essa foi à primeira tendência pedagógica trabalhada no Brasil, que consistia em apenas preparar o individuo intelectual e moralmente para assumir uma função na sociedade, não compatível com a realidade vivida pelo aluno, seu compromisso com a educação era totalmente voltado apenas para o repasse de valores e conceitos já prontos. O Ratio Studiorum foi o plano trazido da Europa que visava a “formação do homem universal” com uma didática completamente “arcaica”, rígida, com a intenção de instruir os filhos dos colonos e catequizar os nativos.

b) Tecnicista:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com