TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discurso

Resenha: Discurso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Resenha  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 3

De todo modo, estamos nos formando. A data é única. O dia é essencialmente nosso e estamos dividindo essa alegria com todos da escola, com nossos amigos e familiares. Isso é bom e torna-se inesquecível. Passam-se os anos e esse dia será lembrado como o último momento em que estivemos juntos numa circunstância escolar.

Foram encontros entre seres humanos que provocaram vínculos, sejam eles quais forem, são vínculos. Tornamo-nos amigos, conhecidos, inimigos, colegas, mas, acima de tudo, desenvolvemos vínculos. Se a pessoa vale pelo que sente com dobradas razões os jovens, criaturas altamente suscetíveis de influências, esses anos não voltaram mais. Com certeza nossas atitudes serão reanalisadas no futuro e determinados ocorridos soarão como incoerentes. Entretanto, será uma incoerência própria da idade que marcará pela extensa lembrança, sejam elas de discussões, de professores, de gatos caindo do telhado, de aulas que deveriam ter sido melhores, de alunos que não estavam nem aí e por aí vai.

O ser humano vai se moldando com o tempo e corrigindo suas imperfeições. Erramos e vamos errar muito. Contudo, o mais importante é errarmos “certo” para aprendermos e corrigirmos a tempo e assim sucessivamente até atingir o sucesso que buscamos.

Caros companheiros de trajetória, eu os convoco - vamos juntos levantar voos mais altos - o mundo nos aguarda. Sabemos o que estamos fazendo e onde queremos chegar e nossa atitude mental é positiva.

Agora, às despedidas, confesso que se levanta a saudade. E essa é mais forte que todos os sentimentos. Fosse possível todos nos abraçarmos num ato de agradecimento e regozijo e ela seria mais amena.

Gostaria de encerrar dizendo mais com a alma do que com a razão. Foi muito bom estarmos juntos, que o espírito de juventude que esteve conosco a cada dia possa iluminar a todos nós na nova trajetória que se aproxima. E se nos perdemos por esse mundo, um dia voltaremos a nos encontrar. Protagonistas do que estamos plantando hoje. Mas acima de tudo, aptos a mudar e a insistir, sempre.

A todos meu muito obrigado.

Prezado Diretor, prezadas Vice-diretoras e demais membros da equipe diretiva; representantes da CRE e do Conselho Escolar; professores e funcionários do Colégio Estadual Prof. Luiz Dourado; formandos, pais, familiares, amigos e fantasmas que habitam este antigo auditório: saudações minhas e dos demais paraninfos.

“Lutar com palavras é a luta mais vã/ Entanto lutamos, mal rompe a manhã”, escreveu Carlos Drummond de Andrade. Chamo o poeta porque ele sempre me ajuda a iniciar um texto quando tenho dificuldade de encontrar o que dizer – dificuldade, neste caso, provocada pela emoção e também pela responsabilidade a que fui incumbido. Mesmo lutando todos os dias com as palavras, como professor e escritor, sou um eterno aprendiz. Aliás, estamos sempre aprendendo. Nós, professores, buscamos todos os dias novos conhecimentos para transmitir aos alunos e também para realização pessoal. Jamais paramos. Vocês, formandos, passaram boa parte de suas vidas na sala de aula aprendendo conosco. Agora que estão concluindo o Ensino Médio, não significa, logicamente, que não tenham mais nada para aprender. Usando o velho clichê (e este pequeno discurso vai estar repleto deles), isso é só o começo. Alguns vão para a universidade e, inclusive, já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com