TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação Argumentativa Drogas

Pesquisas Acadêmicas: Dissertação Argumentativa Drogas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 3

Drogas afligindo cada vez mais a sociedade e tomando conta dos jovens

A adolescência e uma fase do desenvolvimento humano em que ocorrem muitas mudanças, é uma fase conflituosa da vida devido às transformações físicas e emocionais . Surge a curiosidade, os questionamentos, a vontade de conhecer, de experimentar o novo mesmo sabendo dos riscos, e um sentimento de ser capaz de tomar as próprias decisões. É o momento que o adolescente procura sua identidade, não mais se baseando nas orientações dos pais, mas também nas relações que constrói principalmente com o grupo de amigos.

Para a grande maioria dos jovens, ter experiências novas lugares, músicas, amigos e também drogas não necessariamente trará problemas permanentes, e muitos se tornarão adultos saudáveis. Mas há jovens que passam a ter problemas a partir dessas experiências,e por conta disso a adolescência é um período de risco para o envolvimento com as drogas.

As drogas, no início do século XX, eram consumidas quase exclusivamente pela elite dominante, principalmente o ópio e a heroína. O século XXI começa com a popularização da droga, sobretudo maconha, cocaína e crack. Isso certamente é o mais contundente e deplorável elo entre classes sociais.

Hoje as drogas estão cada vez mais destruindo o nosso mundo calcula-se que 13% dos jovens entre 16 e 18 anos consomem maconha e 5% cocaína porém o que estar sendo mais consumido é o crack, uma droga barata que assim possibilita que os jovens consumam mais e mais. Ela causa dependência muito mais rápida do que qualquer outra,levando assim os jovens a entrar no mundo dos crimes. Acabam roubando, vendendo tudo o que possui e ate chegam a bater em seus pais.

Os jovens que consomem este tipo de droga acabam se tornando agressivos.Os usuários nunca admitem que são realmente viciados,quando alguém oferece ajuda nunca aceitam.

A curiosidade natural dos adolescentes é um dos fatores de maior influência na experimentação de drogas, assim como a opinião dos amigos , essa curiosidade o faz buscar novas sensações e prazeres, o adolescente vive o presente e na sua busca por realizações imediatas o efeito das drogas vai de encontro a isto, proporcionando prazer imediato. Apesar dos esforços das autoridades competentes para erradicar as drogas, é possível perceber que isso se transforma em guerra em vários estágios da sociedade, a família que perde seu filho para o tráfico, a sociedade que perde o cidadão de bem, o Estado que perde sua credibilidade diante dos olhos do mundo.

Pensasse diálogo é o melhor caminho procure sempre dialogar com seu filho, uma conversa franca pode ter resultados além do esperado mas lembre-se não humilhe seu filho, sarcasmo e humilhação são como armas poderosas, podem ferir de modo profundo a auto estima dos adolescentes. Amedrontar também não é o melhor caminho, além de manter a calma, tente abrir espaço para reflexão seja franco e honesto mas não raivoso. Expresse preocupação , se for o caso transmita seus sentimentos e convide-o a refletir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com