TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO A DISTANCIA

Artigo: EDUCAÇÃO A DISTANCIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  954 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO A DISTANCIA

PAGINA:112

Escolha com seu grupo uma das iniciativas em EAD no Brasil no período de 1980 a 1996.

Identifiquem sua metodologia e seu sistema de avaliação.

Pesquisem na internet, em bibliotecas, arquivos de jornais etc.

Verifiquem se a iniciativa em EAD escolhida ainda está ativa.

Descrevam sua trajetória.

Discutam e reflitam sobre sua permanência ou seu fim.

Escrevam uma síntese.

Anexem a síntese a um portfólio criado pelo grupo.

Um salto para o futuro:

Um Salto para o Futuro È um programa de educação a distância, produzido pela Fundação Roquette - Pinto em parceria com o Ministério da Educação e Cultura/Secretaria de Educação Básica - MEC/Seneb. Destina-se prioritariamente à capacitação de professores de 1º a 4º séries do ensino fundamental, mas pode ser estendido também aos docentes de pré - escola e aos alunos de cursos de magistério. Seu público - alvo é, portanto, o professor com formação básica de nível médio.

Pode-se dizer que, “Um Salto para o Futuro”, por sua importância, abrangência e resultados é um marco, na história da educação a distância, no Brasil, pois foi estimulador de mudança de mentalidade e de desenvolvimento de ações concretas, que abriram novas perspectivas para esta modalidade de ensino, em nosso País. No primeiro caso, oportunizou a milhares de professores a intimidade com o processo educativo superador de distâncias e com a diversidade de soluções de uso pedagógico das tecnologias de comunicação.

Desde sua fase experimental, realizada no período de agosto a dezembro de 1991, o programa é permanentemente avaliado, em nível nacional, pela Fundação Roquette-Pinto. Sua utilização é acompanhada pelo Ministério da Educação e do Desporto e organizada e acompanhada nos Estados, pelas Secretarias de Educação, através de suas Coordenadorias de Educação à Distância.

O programa que, a partir de 4 de setembro de 1995 passou a integrar a programação do projeto “TV-Escola”, utiliza multimeios (material impresso, rádio, televisão, telefone). Ao programa televisivo integra-se um boletim impresso, que tem o objetivo de aprofundar os conteúdos trabalhados no programa. Por sua estrutura e pela utilização do satélite, o programa televisivo tem momentos interativos que permitem aos professores - cursistas, reunidos em telepostos, formular questões ou apresentar suas experiências, ao vivo, ou via telefone e fax, à equipe de professores-especialistas presentes nos estúdios da TVE-Rio de janeiro, que as respondem, imediatamente, ou as comentam.

Em 1992, a Fundação Carlos Chagas realizou uma avaliação externa da Série I do Ensino Fundamental, considerando os programas de TV, seu conteúdo, forma e emissão, bem como os materiais impressos de apoio. O estudo teve então como focos de análise os especialistas, os agentes educacionais envolvidos, os cursistas e o processo de implementação. Além da análise do programa realizada por assessores especialistas, foram feitas visitas a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com