TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO DE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.441 Palavras (14 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 14

EDUCAÇÃO DE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS

Ismael Andre Batista [1]

 Tiago Kuskowski [2]

Thiago Augusto Koepp [3]

Resumo: O gênero é então compreendido como uma construção social, a emergir das diferenças entre os sexos. Através da consolidação de relações em sociedade essas diferenças representam valor e afirmam múltiplas posições de poder. As questões relacionadas ao gênero não dizem respeito apenas às mulheres, elas incluem também os homens, a simbologia ligada à feminilidade e à masculinidade, como aquela materializada na corporeidade, nos espaços públicos e privados, nas atividades desenvolvidas por ambos na sociedade, nos aspectos culturais e indenitários, dentre tantos outros. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é apresentar algumas considerações acerca das representações de gênero e atividade profissional no livro didático, especificamente, como os sentidos relacionados à profissão feminina e profissão masculina são produzidos em discursos inseridos nas propostas de atividades e sugestões de respostas dos autores. Para tanto, serão utilizados dois Livros Didáticos (LD’s) de matemática do 7° ano dos anos finais do ensino fundamental, também será desenvolvida a análise dos LD´S para lidar com as questões de gênero e sexualidades no ambiente escolar. Está pesquisa será de caráter qualitativo, para análise serão observadas comparações entre imagens e até mesmo a linguagem empregada com relação à figura e imagem, ou seja, a linguagem empregada para as imagens “masculinas” e “femininas”, também será utilizada referencias bibliográficas.

Palavras-chave: Gênero. Profissão. Livro Didático.

1 INTRODUÇÃO

Os Livros Didáticos (LD’s) constituem um recurso de fundamental importância e largamente utilizadas em sala de aula, trazendo consigo uma metodologia de ensino, uma concepção de ser humano, de educação, de ciência, de ambiente, concepções que influenciam fortemente a formação dos alunos. No Brasil, sua importância ainda é maior uma vez que diversas pesquisas têm apontado que o livro didático determina o que se ensina e o como se ensina. Infelizmente, é muito comum que a sequência de assuntos abordados em sala de aula siga rigorosamente a ordem apresentada pelo livro didático adotado.

Este artigo discute a importância dos estudos de gênero nos Livros Didáticos, visto também um pouco da história do tema, com base nesses ideais o objetivo do artigo será analisar gênero nos Livro Didáticos do 7° ano, o tema da pesquisa será analisar nos LD´s as questões de gênero, aqui nos atentaremos mais a linguagem e imagens que fazem relação com o sexo masculino e feminino. O gênero é então compreendido como uma construção social, a emergir das diferenças entre os sexos. Através da consolidação de relações em sociedade essas diferenças representam valor e afirmam múltiplas posições de poder. No presente estudo uma especial atenção às imagens referentes a questões de gênero,

Está pesquisa será de caráter qualitativo, para análise serão observadas comparações entre imagens e até mesmo a linguagem empregada com relação à figura e imagem, ou seja, a linguagem empregada para as imagens “masculinas” e “femininas”, também será utilizada referencias bibliográficas. Com foco nessas comparações foram utilizado dois Livros Didáticos, um do Eduardo Chavante, Matemática 7° e Vontade de Saber, autores Joamir Souza e Patrícia Moreno Pataro, ambos do 7° ano dos anos finais do ensino fundamental.

Parte-se do inicio que consiste apresentar o tema, aonde surge, em que época aparece o tema, e faremos uma analise como será ou é empregado o tema em um LD’s, essa análise será feita através de quadros comparativos aonde será mostrado, num comparativo, quantas imagens de gênero (sexo feminino e sexo masculino) os LD’s apresentam ou até mesmo a linguagem que é utilizada na abordagem desse tema.

Um fator importante para essa pesquisa foi o fato de ser um assunto transversal, ele é um tema cotidiano do aluno, mas não somente dos alunos e sim também dos professores. Por ser um tema transversal uma das questões pela escolha do mesmo foi o fato de como um assunto desses pode ser trabalhado em sala de aula. Mas o que são esses temas transversais segundo o Ministério da Educação (MEC), “são temas que estão voltados pra a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva e com a afirmação do princípio da participação política. Isso significa que devem ser trabalhadas, de forma transversal, nas áreas e/ou disciplinas já existentes”. Os temas transversais, nesse sentido, correspondem à questão importante, urgentes e presentes sob varias formas na vida cotidiana.

2 GÊNERO UMA CONCEPÇÃO HISTÓRICA

O termo gênero originalmente vem do Latim genus, que significa “nascimento”, “família”, “tipo”. Tradicionalmente, o termo gênero é utilizado como um conceito gramatical de classificação de palavras, dividindo-se entre: masculino, feminino e neutro. Embora em sua origem grega, genos e geneā, o termo também fizesse referência ao sexo, foi somente a partir do século XV que esta associação passou a ser mais utilizada, ou seja, o termo gênero passou a ser sinônimo do sexo biológico dos indivíduos. Consequentemente, os termos masculino e feminino tornaram-se especificações do gênero, sendo o primeiro empregue aos machos e o segundo as fêmeas. (Merriam-Webster Online Dictionary; Online Etymology Dictionary; The American Heritage Dictionary of the English Language, 2000; The New Oxford Dictionary of English, 1998).

Podemos afirmar com Donna Haraway (2004, p. 211) apud Carvalho (2011, p. 101) que:

[…] apesar de importantes diferenças, todos os significados modernos de gênero se enraízam na observação de Simone de Beauvoir de que “não se nasce mulher” e nas condições sociais do pós-guerra que possibilitaram a construção das mulheres como um coletivo histórico, sujeito-em-processo. Gênero é um conceito desenvolvido para contestar a naturalização da diferença sexual em múltiplas arenas de luta.

Mas é preciso estar atento para o fato de que este “paradigma da identidade de gênero”, pois o pensamento feminista das décadas de 70/80 utilizava, portanto, o gênero apenas como um conceito que se somava ao sexo e não como um substituto. Neste tipo de uso, gênero é associado aos traços de caráter e ao comportamento, enquanto sexo descreve o corpo e a biologia, ambos referidos a indivíduos. Esses continua sendo o uso mais frequente do conceito, hoje difundido até mesmo no senso comum (Nicholson, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (194 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com