TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO NO BRASIL E PAULO FREIRE

Artigo: EDUCAÇÃO NO BRASIL E PAULO FREIRE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Artigo  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO NO BRASIL E PAULO FREIRE

A educação no Brasil não é mérito somente do professor ou de uma única escola, mas sim de todo docente e de toda comunidade escolar, não podemos viver sem educação, em casa, na rua, na igreja ou na escola, todos nós envolvemos parte da vida com ela, ensinamos e aprendemos, e assim para poder viver misturamos a vida com a educação.

A constituição brasileira estabelece que a educação é um direito de todos e um dever do Estado e também da Família, a historia da educação no Brasil começou em 1549com a chegada dos primeiros padre jesuítas e assim nascendo uma fase que deixaria marcas profundas na cultura e civilização do país, durante mais de 200 anos os jesuítas foram praticamente os únicos educadores no Brasil, embora tivessem fundado inúmeras escolas de ler, contar e escrever, a prioridade dos jesuítas foi sempre a escola secundaria.

A situação atual da educação no Brasil é bastante preocupante, pois com baixos salários dos professores poucos jovens acabam seguindo a carreira, outro problema também é que alguns professores com alto nível de educação acabam deixando a profissão em busca de melhores salários, pois em nosso país trabalhasse muito, salas de aula com um números muito elevados de alunos por classe, que acaba prejudicando o ensino, isto é existe um numero enorme de alunos por professores em nosso país em media 29 por professor, ou seja, ser professor tem sido mais uma vivência de dor do que de dom.

Embora o próprio governo tenha tomado iniciativas para melhorar o nível dos professores, os grandes agentes de transformação tem sido os próprios. A rotina vivida dentro da sala de aula tem levado os docentes a repensar métodos pedagógicos, instrumentos de ensino, uso de tecnologias e relacionamentos com os alunos, os professores enfrentam muita dificuldades em seu dia a dia, uma delas são que em alguns momentos professores que são especialistas em uma área e lecionam em outra devido a falta de professores, ou seja professores que se formaram em uma área e estão na sala de aula ensinando aquilo que aprenderam em sua graduação.

Aparentemente temos a impressão de que o grande problema de nossa deficiência educacional se resume a o problema da rigidez do modelo tradicional de ensino, mas percebemos que não que a péssima qualidade de ensino presente nas escolas do Brasil acontece devido, a falta de estrutura educacional e também pela desestruturação das poucas bases presentes na pedagogia educacional, também outro grande problema é a divergência social, pois enquanto há escolas modernas, com tecnologia adequada, há outras com telhado de palha, bancos de madeira, sem conforto e sem merenda. Estudar se transformou no sinônimo de decorar.

A educação para Paulo Freire é muito mais que um método, ele não inventou uma chave, um conjunto de técnicas ou uma ferramenta, para poder responder a questão do tipo: como me ensina a fazer, como fazer, como começar, onde chegar? Ele não tem uma receita de como seguir ou não.

Para ele educação é uma conduta um conjunto de valores pedagógicos, precisamos refletir naquilo que queremos construir, temos que construir uma cultura pedagógica que reinterprete o povo brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com