TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO DO BRASIL DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Tese: ENSINO DO BRASIL DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Tese  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA:

UMA COMPREENSÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Paulo Carlan

Soraya Corrêa Domingues

Elenor Kunz

RESUMO

A Educação Física brasileira no final dos anos 70 e durante a década de 1980 foi marcada, entre outras questões, pela discussão sobre qual seria a identidade da Educação Física, seu campo de saber e seu objeto epistemológico articulador das práticas pedagógicas. Diante desse contexto, consideramos importante compreender o lugar e o papel que a Didática vem assumindo nas práticas pedagógicas da Educação Física escolar, ou seja, por consideramos a Didática como elemento central na relação entre produ¬ção teórica e prática pedagógica, para tanto perguntamos se a concepção da Didática acompanhou as propostas teórico-metodológicas críticas. Esse movimento na Educação Física sobre a existência de um problema da meto¬dologia envolveu diversos pesquisadores, escolhemos os três artigos por suas distintas bases teóricas no campo crítico. O trabalho de Souza (2007) teve como objetivo situar, no contexto escolar, o conhecimento de que trata o âmbito da Didática da Educação Física, mostrando a sua relação com a lógica formal de apreensão do saber. Quando a autora se refere à lógica formal, está sinalizando que, no processo de ensino-aprendizagem, a Didática da Educação Física não se aproximou nem se apropriou de uma leitura mais crítica dos conhecimentos tratados no universo da Educação Física escolar. A crítica que Bracht e Caparroz (2007) fazem ao movimento progressista dos anos 70, 80 e 90 refere-se ao afastamento da especificidade da Educação Física em nome das questões sociopolíticas mais gerais. Os autores ressaltam a necessidade de a Educação Física escolar investir na perspectiva de uma apropriação com a Didática, ou melhor, num deslocamento dos elementos estruturantes da Didática para o centro do debate pedagógico, promovendo uma (re) significação da Didática da Educação Física escolar em que devemos indagar sobre qual teoria pedagógica e Didática que vai mediar a prática. Souza (2007) destaca que o principal fator limitante para pensar uma Didática para a Educação Física escolar é o desafio dos professores compreenderem que existe uma relação entre produção do conhecimento científico e as questões macrossociais, ou seja, esse processo é atravessado por visões de mundo e ideologias conflituosas e contraditórias e que de certa forma vão gerar movimentos de diferentes valores. Situ¬ada neste contexto, a Educação Física interpreta os diferentes paradigmas científicos, orientando sua Didática no trato dos conteúdos das práticas pedagógicas. Um para¬digma que orienta as práticas pedagógicas da Educação Física escolar tem sido uma prática de cunho competitivo.

Bracht e Caparroz (2007) apontam alguns desafios para a intervenção na prá¬tica/ Didática da Educação Física: 1 - Reconhecer que as teorias da ação Didática pedagógica envolvem elementos que extrapolam o âmbito da chamada racionalidade técnica instrumental, que o universo da prática pedagógica é repleto de ambiguidades e que o modelo da racionalidade técnica é insuficiente para compreender a comple¬xidade da prática pedagógica.

O método didático da Educação Física com inspiração fenomenológica propõe possibilitar, a todos aqueles que iniciam uma prática corporal, a incorporação da experiência do “Se-movimentar” como um gesto “movimentante” e não como um “gesto movimentado”, que é secundário, porque já foi adquirido, tendendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com