TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTREVISTA COM PROFISSIONAL LIBERAL

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA PRESBITERIANA DE ALTA FLORESTA

Discente: Taynara Letícia Yamaciro dos Reis

ALTA FLORESTA – MT

2015

Alta Floresta 10 de Novembro de 2015.

Acidentes de Trabalho – Perfurocortantes - Alta Floresta

A profissional entrevistada Tatiana Reis, casada a 17 anos mãe de dois filhos um menino de 16 anos e uma menina de 11 anos, se interessou por segurança do trabalho quando em 2006 fez o curso técnico em segurança do trabalho, com o tempo o interesse ficou mais intenso e pensando no seu crescimento fez Engenharia Florestal para que posteriormente pudesse fazer Engenharia de Segurança do Trabalho ampliando assim seus conhecimentos. Hoje é Engenheira, onde trabalha em um hospital do estado do Mato Grosso e também presta consultoria para o SENAI, atuando também em projetos autônomos na área de segurança.

Em seu ponto de vista qual a maior dificuldade encontrada na área de Segurança do Trabalho para os profissionais da Engenharia?

A maior dificuldade encontrada é a falta de cultura prevencionista entre os colaboradores.

Quais são os elementos necessários para se construir uma cultura prevencionista?

Há muitos fatores. Por exemplo, aumentar o conhecimento das pessoas envolvidas nesse processo é importante, e talvez essa seja o principal papel do jornal. Além disso, é necessário aumentar a sensibilidade das pessoas para o assunto; melhorar a percepção sobre os riscos ocupacionais de maneira correta.

Trabalhando em um hospital imagino que a maioria dos acidentes sejam com agulhas, isto esta correto, poderia nos dizer por quê?

Sim está correto. É o que chamamos de “Acidentes com Perfurocortantes”. Poderia citar inúmeras causas, mas a principal é a negligência, ou seja, alguém deixa de tomar uma atitude ou apresentar conduta que era esperada para a situação. Age com descuido, indiferença ou desatenção, não tomando as devidas precauções.

Dento desses acidentes com perfurocortantes qual o principal erro que cometem para que o colaborador venha se acidentar?

O acidente acontece em 95% dos casos no reencape ou na desconexão da agulha. O que é errado segundo a Norma Regulamentadora 32.2.4.15 “São vedados o reencape e a desconexão manual de agulhas.”.

O que poderia ser feito para que esses acidentes com perfurocortantes não aconteçam?

Adequar os próprios requerimentos legais; disseminar valores corretos, em especial a respeito da qualidade social e aprimorar as condições de trabalho; sensibilizar os colaboradores através de treinamento. Estes são apenas alguns elementos.

Como são conduzidos esses acidentes no local onde trabalha?

Aqui nós temos todo um Fluxograma que é seguido à risca quando um colaborador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com