TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENTREVISTA COM UM PROFISSIONAL DA ÁREA

Por:   •  27/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2DESENVOLVIMENTO................................................................................................4

2.1 ENTREVISTA COM UM PROFISSIONAL DA ÁREA.............................................4

2.2 Entrevista 4

2.3 Como surgiu a EF no brasil..................................................................................5

2.4 DIFERENÇAS ENTRE CADA PROFISSIONAL.....................................................6

2.5 O LICENCIADO EM EF:.........................................................................................7

CONCLUSÃO...............................................................................................................8

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.............................................................................9

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho foi analisar através de uma pesquisa realizada com profissional licenciado e Bacharel em Educação física, para podermos saber as diferenças e semelhanças entre essas duas classes de licenciatura e Bacharelado em educação Física. Também vamos ver um pouco da história dos cursos de EF no Brasil, começando desde a década de 30 até os dias atuais e a diferença entre o profissional Bacharel e o Licenciado.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ENTREVISTA COM UM PROFISSIONAL DA ÁREA

A professora entrevistada foi Carolina Novakoski que é formada na Universidade Federal de Santa Maria (RS). Atua a 12 anos lecionando e atualmente trabalha na escola EEF Luis Ledra, é formada em Licenciatura Plena e bacharelado, 25 anos de idade.

2.2 ENTREVISTA

1.Nessa escola tem aula de Educação Fisica?

R.Sim.

2.Quem dá sempre essas aulas é o professor de educação física?

R. Sim sempre.

3.Oprofessor responsável pelas aulas de educação física tem formação em bacharelado em licenciatura ou não tem formação superior?

R. Formada em licenciatura plena e Bacharelado.

4.Quantas vezes por semana acontecem as aulas de educação física?

R. As aulas acontecem 3 vezes por semana.

5.A estrutura e os materiais disponíveis são de boa qualidade e em quantidade suficiente para atender toda a escola?

R. A estrutura é boa, já as matérias que temos é de grande ajuda e é bem conservada, porém trabalhamos com o que já temos até conseguir adquirir mais quantidades.

6.Quais são os conteúdos abordados durante o ano letivo?

R. Para os anos iniciais, a coordenação motora, ampla e fina, e já para os anos finais, reforçamos a coordenação motora, e trabalhamos esportes, culturas entre outros.

7.Quais são as principais dificuldades encontradas para a realização das aulas de educação física na sua escola?

R. na minha visão como professora a falta de material é uma das dificuldades mais comuns, e que deveriam ter uma atenção especial.

8.Qual é o papel do professor de educação física na escola?

R. Além da Recreação, é um incentivo a prática de atividade física nos anos iniciais visando a ludicidade e nos anos finais visando a qualidade de vida.

2.3 COMO SURGIU A EF NO BRASIL

A história dos cursos de EF no Brasil começa na década de 30 com a criação de dois cursos, um em SP e outro no RJ. Apesar desses cursos ainda não serem de nível superior, serviram de base para todos os outros que foram criados no país. Apenas em 1969 é que a Educação Física ganha status de nível superior com o advento da resolução CFE nº 69/69 que outorgava o título de licenciatura em EF e instituía um conjunto de disciplinas básicas que deveriam existir em todos os cursos do país, chamado de currículo mínimo. Essa situação novamente foi alterada no ano de 1987 com a resolução CFE nº 03/1987 que acaba com o currículo mínimo e criava o curso de bacharelado em EF com a justificativa que este iria ser preparado para atuar em todos os campos fora da escola, pois existia um forte argumento de que a formação em licenciatura não dava mais conta de preparar adequadamente um profissional de EF diante das inúmeras áreas de atuação que surgiam.

Apesar disso, poucos foram os cursos de EF criados como Bacharelado. Isso porque as instituições de ensino da época optaram por criar cursos únicos de licenciatura, como uma formação integral, que tinha prerrogativa legal de atuação nos campos de trabalho tanto dentro quanto fora da escola.

Essa realidade mudou com o Advento das resoluções CNE/CP nº 01 de 2002 que trata das licenciaturas de todas as áreas e a CNE/CES nº 07/2004 que versa sobre os cursos de graduação em EF. Contudo a partir daí, a formação profissional em EF tem um dilema, pois a licenciatura também é um curso de graduação, portanto também precisa seguir esta última resolução. Isso acabou causando muita confusão tanto para as instituições de ensino quanto para os estudantes, o que gerou problemas na estruturação dos currículos das licenciaturas e bacharelados organizados pelas instituições de ensino superior do país, pois não conseguiam criar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com