TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO NO ENSINO SUPERIOR

Por:   •  16/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA AVANÇADA

CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA LICENCIADOS

GRADUANDO: ROSENILDA SANTANA DOS SANTOS

ENTENDENDO O ESTAGIO NO NÍVEL SUPERIOR

SALVADOR-BA

2022

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  1. DESENVOLVIMENTO
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  1. REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

Uma das fontes de pesquisas consultadas para este trabalho foi os encontros online realizados pela faculdade Unibta, sobre entendendo o estágio no nível superior (graduação); onde se fez alusão sobre o campo do estágio, sobre o plágio, sobre estratégias para aproximação da profissão, propondo conhecimentos e desafios, para que o aluno atinja níveis fundamentais ao campo em que pretende atuar. Diante dos assuntos abordados durante as palestras esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a disciplina do Estágio Supervisionado do curso de Bacharelado em Educação Física e sua relevância para formação profissional, a partir de uma pesquisa de opinião de alguns colegas e estudantes de educação física bacharelado, sobre os objetivos específicos descrevendo os campos de estágios oferecidos aos estudantes, apontando suas limitações e possibilidades, analisar também qual a contribuição do estágio supervisionado na formação do bacharel em Educação física e em sua preparação para atuar em diversos campos de trabalho.

O estágio é a prática na qual posso prestar serviço em uma empresa que seja dentro da minha área de atuação, que pode ser ou não remunerado, porém sem vínculo empregatício.

O estágio supervisionado é composto por um período de atividades teórico e práticas, que iram possibilitar ao estudante a aplicação e criação de conhecimentos e atividades, o estágio acaba por estimular o aluno a desenvolver habilidades para assumir a profissão futura; portanto as atividades do estágio são de extrema importância principalmente quando se aproxima o do momento da atuação profissional.

A formação inicial do curso de graduação na modalidade bacharelado em Educação Física é dividido em: esportes individuais ou coletivos; em atividade física, lazer e saúde, prescrição de exercícios físicos, atividades físicas para terceira idade e para grupo especiais. O processo de estágio ocorre sob a orientação do professor da disciplina, onde este dar o encaminhamento para o inicio do estágio, assim como discuti as atividades a serem desenvolvidas no campo, além de orientar sobre a construção do relatório que deve ser entregue ao final da disciplina. Durante a prática sob orientação de um profissional os alunos devem observar e intervir nas atividades.

DESENVOLVIMENTO

O estágio durante o ensino superior é muito importante pois é a única maneira de colocar em prática todos os conteúdos absorvidos do curso, é de fundamental importância conhecer de perto a nossa rotina futura através dos nossos orientadores durante o estágio.

O estudo foi realizado com acadêmicos de diversas instituições de ensino, com a finalidade de mostrar a importância de oferecer atividades diversas, que contribuam para o crescimento crítico do estudante  com relação a sua área de atuação, oferecendo também ações dinâmicas durante o período de estágio fazendo com que instiga o  estudante a se envolver nas atividades oferecidas.

Os questionários foram aplicados em na sala de aula de ginastica com os estagiários da academia Life Stile, localizada em salvador-Ba no bairro da Sussuarana, onde estou trabalhando como estagiaria; dentro do horário de descanso elaborei um questionário e fiz o convite individual e pessoalmente a cada estagiário que estagiam na academia comigo, assim marquei o dia e horário conveniente a um deles e no dia marcado foi realizado à aplicação do questionário. A pesquisa não apresentou qualquer tipo de risco, nem houve gastos financeiros. Após os as pesquisas respondidas e já com os dados obtidos e divididos, comecei a minha pesquisa cientifica sobre o estagio durante o ensino superior.

Costa, Souza e Rinaldi (2009), relatam em seus estudos que a maioria dos estudantes afirmam que as disciplinas encontram-se parcialmente atreladas no campo de estágio, sendo necessário compreender os aspectos dessas limitações; que disciplinas como de Treinamento Desportivo, e Atividade Física e Saúde estão relacionadas ao campo de estágio. Nesse mesmo contexto, disciplinas como Prescrição do Exercício Físico e Atividades Físicas para Grupos Especiais, são citadas, porém, com variedade de conteúdos insuficientes.

Pereira (2018), apresenta variáveis á perspectiva dos estudantes em relação ao papel do professor que deveria mostrar-se produtivo, levando o discente a refletir sobre a prática, conduzindo as atividades com clareza e inovação profissional. Ao planejar suas aulas, o professor ou mentor deveria levantar reflexões críticas aos estudantes, favorecendo sua intervenção no campo.

Pimenta e Lima (2004), relatam a ausência de associação teoria/prática resultando em uma deficiência prática, e que o docente em seu ofício, deveria operar no contexto social, estabelecendo uma interatividade entre ambas.

Já de acordo Delker,Raiter e Montagnoli (2010), o campo de estágio é o ponto de partida para atuação profissional, pois este permite o aluno planejar e agir por um processo mais dinâmico (saber-fazer ou fazer-saber) direcionando para o contexto de atuação

Conversei bastante durante a pesquisa com meus colegas e pudemos concordar que independente da área ou setor de estagio, todo estudante precisa assumir com compromisso e responsabilidade colaborando com a empresa a qual vai estagiar, buscando ser produtivo para poder atingir a meta da empresa, procurando a cada dia entender o sistema e a organização que será inserido pela mesma, enfim o estagiário deve está por dentro do funcionamento, das normas, das diretrizes da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (612.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com