TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia e Mercado do comércio atacadista de vestuário e calçados

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.599 Palavras (15 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA

SEAD – SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA INTERATIVO

Nilton Chaar

Projeto Integrado Multidisciplinar –

PIM II

Belém-Pará

2018


Nilton Chaar

Projeto Integrado Multidisciplinar –

PIM II

 

Belém - Pará

2018


RESUMO

O presente trabalho tem a finalidade de melhor compreender as disciplinas abordadas durante esse bimestre. Escolheu-se a micro empresa de distribuição de peças de vestuário e calçados JM Santos Ltda. Dentro da empresa foi estudado a composição de uma empresa de porte pequeno. Estudamos o mercado em que ela está inserida e as questões macroeconômicas do seu setor em âmbito internacional, nacional e local. Em relação a matemática aplicada e recursos materiais e patrimoniais mostramos a forma em que ela controla seus materiais e sugerimos uma forma de controlar de uma forma mais adequada auxiliando no controle de seu estoque, gestão de compras e momento de ressuprimento, além de mostrar que com uma gestão mais adequada seus custos diminuem consequentemente obtendo mais lucro.  

PALAVRAS CHAVES: Economia, Mercado, Matemática Aplicada, Recursos Materiais e Patrimoniais.


SUMÁRIO

1  Introdução............................................................................................................05

2  Desenvolvimento ................................................................................................05

2.1 Apresentação da Empresa ..............................................................................05

2.2 Produtos e serviços disponíveis na empresa................................................06

2.3 Outras funções organizacionais......................................................................06

2.4 Clientes...............................................................................................................06

  1. Fornecedores .................................................................................................... 07
  2. Serviços substitutivos.......................................................................................07

2.7 Modelo de gestão organizacional.....................................................................07

3  Economia e Mercado do comércio atacadista de vestuário e calçados.…... 07

3.1 Cenário de vestuário no Brasil .........................................................................09

4 Matemática aplicada..............................................................................................09

5 Recursos Matrimoniais e Patrimoniais................................................................11

5.1 Política de gestão de estoque ...........................................................................11

5.2 Deficiências Existentes Na Política De Gestão De Estoque ...........................12

5.3 Análise ABC..........................................................................................................12

5.4 Gestão de compras e custo de estoque............................................................14

5.5 Previsão de Demanda..........................................................................................16

6 Conclusão................................................................................................................17

Referencias.................................................................................................................18



  1. Introdução

A empresa escolhida para a realização do presente trabalho foi à empresa JM Santos Ltda., que reside no município de Benevides – PA, presente no mercado de distribuição de produtos de vestuário e calçados há 16 anos, iniciando suas atividades em 2002.

A primeira disciplina a ser analisada na empresa é a de economia e mercado, nesse típico foi exposto como a empresa se encontra no cenário do seu mercado na região Norte e como está o cenário nacional e internacional do seu ramo de atuação. Além de mostrar como ela é composta, seu nome, ou seja, razão social, porte da empresa, área de atuação, composição e estrutura de uma empresa. Avaliando o tipo de gestão adotada na empresa e seus benefícios.

A segunda disciplina, abordamos a questão do uso da matemática aplicada utilizada na empresa, mostrando como é aplicada a matemática presentes na rotina diária da empresa, estando aliada ao tópico de recursos materiais e patrimoniais onde é abordado cálculos para a gestão de custos em relação ao estoque, previsão de demanda e gestão de compras.

  1. Desenvolvimento
  1. Apresentação da Empresa

O grupo JM Santos Ltda. é uma empresa voltada para a área do comércio atacadista realizando a distribuição de produtos de vestuário e calçados para lojas do interior do estado.

A sua razão social ou denominação da empresa é JM Santos Ltda., empresa do segmento de comércio atacadista de vestuário e calçados, atuando nesse mercado desde 2002, em Benevides – PA. Possui como principal rota de compras de seus produtos, o estado de Pernambuco em cidades como, São João do Capibaribe e Recife, onde a mesma compra diretamente dos fabricantes de roupas e calçados existentes nessas cidades. Seus principais clientes são lojas e vendedores independentes do ramo varejista do interior do estado do Pará.

Consiste em uma empresa de origem familiar que atua hoje com 16 funcionários, na sede única em Benevides, possuindo responsáveis pela compra e distribuição de seus produtos, porém a decisão final é concedida apenas pelo presidente da empresa. Seus clientes são vendedores e pequenas lojas de roupas do interior do estado do Pará.

Considerada uma empresa de porte pequeno no estado paraense, é uma Ltda, sociedade empresarial de responsabilidade limitada, modelo de empresa mais comum no Brasil, esse tipo de empresa estabelece em contrato social quanto vale cada cota e a participação cada sócio tanto na questão de lucratividade ou em caso de falência, fechamento ou desligamento da empresa.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (742.3 Kb)   docx (633.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com