TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação

Tese: Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Tese  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

1- A Educação não é somente para ler e escrever e sim para formar pensadores e modificar as condições da população, é o princípio de todo um processo de formação cultural e social para um cidadão, para que esse conhecimento seja absorvido é necessário que o aluno referido no texto como os dominados venham a absorver oconhecimento que os professores lhes oferecem, o conhecimento neste caso é a arma que os dominantes que nesta situação são os professores usam para dominar a sala de aula. Após adquirir este conhecimento sua formação será bem mais diversificada, neste contexto a "arma" é fundamental para o crescimento do aluno, mas também poderá ser perigosa se este não usar adequadamente. Mas não é assim quea contece, deveria estar visando o futuro, como ensinar a maioria a reconhecer o que realmente é viável, Ensinar a termos condições plenas de lutarmos pelos nossos direitos, sendo que a idéia é desviada, pois a minoria que governa e manipula a maioria não tem o menor interesse que a ‘‘massa’’ pense.

2- As escolas, apesar de terem em seu currículo matérias como Filosofia e Sociologia dedicam pouco espaço para a construção de um pensamento igualitário. Isto é, em muitas faltam professores de ensino básico (matemática e português), por isso não há investimento em ensino de cidadania, ética ou respeito às diferenças (mesmo sendo palavras sempre citadas).

Por isso: Determinar obrigatório o ensino da cultura negra (povo que ainda é forte vítima de racismo), conceitos de cidadania e outros pormenores. Não sendo aulas a apenas alunos, mas com a inclusão de pais ou familiares (poderia ser uma aula ao sábado, 1 hora apenas, intercalando dois sábados ao mês). Essa inclusão dos familiares é fundamental, pois boa parte do respeito às diferenças ou até mesmo do racismo é ensinada aos filhos dentro de casa. Nas universidades, estão pessoas adultas e geralmente, com ideias bem definidas. Isto é, quem tem preconceito com indígenas, homossexuais ou qualquer outro grupo social, já tem uma ideia enraizada. Para resolver este problema ou amenizá-lo, precisaríamos de ações mais efetivas. Seria interessante a criação de campanhas e meios de publicação para evidenciar como o preconceito é perigoso. Poderiam ser exibidas entrevistas com presos acusado de racismo (crime inafiançável) mostrando a opinião deles. Ou ainda a criação de vagas para professores afro-descendentes, indígenas, etc.. (digo isso, pois da mesma forma que estudantes afro-descendentes, indígenas e outros que vieram de ensino público têm dificuldade para ingressar nas universidades, também encaram um duro processo para conseguir emprego, incluso as escolas e universidades).

3- A temática evidenciada na charge é a proibição de crítica contra o governo, onde a prioridade é ensinar o povo a acatar toda e qualquer decisão que é tomada por eles. Também faz uma crítica à nomeação para cargos públicos por meio da indicação partidária em detrimento da capacidade técnica exigida para o cargo, o correto seria um pedagogo para Ministro da educação, um Médico para Ministro de saúde e assim sucessivamente. Penso que deveria existir um concurso para secretariados dos governos, ministérios e afins. Infelizmente não se é cobrado nem que os políticos tenham ensino superior.

O aluno questiona a professora a posição política

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com