TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Com Softwares

Monografias: Educação Com Softwares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A Informática esta marcando cada vez mais presença no ambiente educacional. Seu uso como ferramenta de aprendizagem e sua atuação no âmbito social vem crescendo de forma gradativa nesse meio. Nessa direção, a educação tem sofrido por mudanças em suas estruturas e funcionamentos diante desta nova tecnologia.

Há algum tempo foi necessário justificar a iniciação das mídias na escola.

Nos dias atuais o consentimento quanto à sua importância é grande. No entanto o questionário maior é em relação à maneira com que essa introdução vem acontecendo.

Diante a tal situação, é fundamental que o professor reflita sobre a presente realidade, aplicar sua prática e montar novas técnicas que permitam não só manusear, com essa atual realidade, e sim também desenvolver. Para que isso aconteça! O professor deve ser o único responsável por ir até o laboratório de informática e aplicar as suas aulas, e não permitir que um terceiro faça esse contato com seus alunos.

AUXILIO DAS MIDIAS NA EDUCAÇÃO

Nesta situação o professor será mais importante do que em qualquer outro momento, pois ele necessita se adotar dessa tecnologia e dissipa-la para sua turma de aluno, no seu calendário profissional, de maneira igual a um professor, que um dia, apresentou o primeiro livro em uma escola e teve que iniciar uma maneira diferente de trabalhar com o conhecimento – de modo a não descartar as demais tecnologias de comunicação. Tendo de seguir ensinando e aprendendo pela palavra, pelo gesto, pela motivação, pela alegria, pelos textos lidos e desenvolvidos, pela televisão, mas agora também pelo computador, pelo conhecimento em tempo real, pela tela em cascatas, em janelas que vão se adentrando em nossos olhos.

Más, para o educador possuir-se de tal tecnologia, devemos “sensibilizar o corpo docente da escola a se atentar para o uso do Laboratório de mídia ou de Informática em seu aprendizado cotidiana de ensino-aprendizagem. Não se refere, portanto, de tornar do professor um especialista da Informática, mas de criar situações para que se acomode dentro da proposta de construção de sua responsabilidade, do uso gradativo dos referidos elementos informatizados: apenas esta apropriação do uso da tecnologia pelos docentes poderá criar novas probabilidades de sua utilização educativa”.

Se um dos focos da utilização do computador na rede de ensino for o de ser um instrumento transformador, o tutor deve ser habilitado para tomar posse do papel de facilitador da constituição do saber pelo aluno e não um mero mensageiro de informações.

No entanto o professor deve ser frequentemente estimulado a modificar suas ações pedagógicas. Em seguida vem a presença do coordenador de Informática, que terá de constantemente sugerir, incentivar e mobilizar o professor. Não basta haver um laboratório munido e programas à disposição do professor; precisa existir o facilitador que administre a proposta o pedagógico.

Como já foi mostrado anteriormente, para aplicar a Informática na instituição de ensino, não basta ter um laboratório abastecido de equipamentos, tecnologias, professores capacitados e uma proposta pedagogicamente educacional. A experiência revela que com a ausência da figura do coordenador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com