TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação lúdica

Monografias: Educação lúdica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  3.802 Palavras (16 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Adriana Gonçalves de Souza RA: 2380477390

Elbany Ferreira de Paula Silva RA: 1299927987

Eliana Oliveira Lima RA: 2329410681

Luciene Xavier Batista RA: 2329410549

PORTFÓLIO VIRTUAL

A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina ‘’Fundamentos Sociológicos da Educação’’, sob orientação do professor-tutor a distância Adalgisa Bergamin Diples e professor-tutor presencial Fabiane Marcondes Bunno.

OSASCO

2012

A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE

A Sociologia é uma das partes das Ciências Humanas que tem como objeto principal estudar a sociedade, o comportamento humano em relação a sua organização social e as diversas formas que promovem a união dos indivíduos em grupos, instituições e associações, ou seja, a Sociologia estuda os fenômenos sociais.

A Sociologia surgiu como disciplina, tendo em vista a necessidade imposta pelos novos desafios que apareceram com a Revolução Industrial no século XVIII, entretanto o termo “Sociologia” foi criado por Augusto Comte, que idealizava a possibilidade de unificar todos os estudos sobre o homem, tais como História, Psicologia e a Economia, mas, os considerados pais da sociologia da educação foram Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber.

A Sociologia da educação produz conhecimentos específicos, promovendo a discussão do papel do ensino, da democratização, criando reflexões em torno deste assunto em relação à sociedade.

Atua investigando a escola enquanto instituição social, estudando e analisando os processos sociais envolvidos, tendo em vista que todas as mudanças ocorridas em nossa sociedade, também trouxeram mudanças no contexto educacional.

A sociologia da educação é uma disciplina puramente humanista, pois permite amplia a possibilidade de escolha que os indivíduos têm sobre suas ações, estudando e oferecendo a oportunidade aos estudiosos de compreenderem a realidade sócio educacional, suas teorias sociológicas servirão de embasamento teórico para esta tão importante disciplina: Sociologia da Educação.

Estudando a história, percebemos que a sociologia nasceu da necessidade do sistema capitalista, e Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber tiveram uma olhar diferente sobre o assunto, cada um desses filósofos olharam o capitalismo segundo os seus referenciais, levando em consideração que, algumas interpretações da sociedade são excludentes uma das outras com relação à forma de compreender a sociedade e o que de fato isso representa no entendimento da educação.

Karl Marx é considerado para muitos como um otimista, pois ele faz uma critica profunda ao capitalismo, entretanto acreditando na superação e transformação dele. Marx idealizava uma sociedade justa, equilibrada e o capitalismo para ele não passava de uma grande injustiça social que enriquecia alguns poucos por meio da mais-valia, que era o modo de dominação burguesa, ou seja, um artefato indispensável para a capitalização da burguesia.

Karl Marx é o fundador do comunismo moderno e foi considerado por muitos historiadores como o maior filosofo da humanidade, sua concepção defendia uma eterna luta entre as classes, para ele a alienação era um ponto negativo uma vez que, o homem trocava o verbo SER, pelo verbo TER.

Sua concepção de mais-valia acabou gerando a Revolução Socialista, uma vez que para ele, o Socialismo era a forma mais igualitária de governo.

Émille Durkheim já possui uma visão mais rigorosa, e muito severa da sociedade, esse processo educacional é um processo disciplinatório.

O pensamento de Émille Durkheim era de igualar a sociologia às ciências naturais, e para isso ele afirma que o ingrediente necessário que estava faltando era à objetividade, para Durkheim o sociólogo não poderia colocar na sua pesquisa e conclusão cientifica a sua opinião, mas sim o conhecimento sociológico deveria ser um conhecimento objetivo. Esse era o primeiro ponto fundamental de sua teoria.

O fato social era o objeto de estudo da sociologia de Durkheim, ou seja, o fato social não dependeria da opinião do observador, do sociólogo, mas sim, seria uma repetição de vários momentos encontrados repetidamente dentro da sociedade.

Portanto, o fato social é uma instituição social que se repete ao longo da história de uma sociedade, é reconhecido por todos como de fato um evento social e não depende de uma subjetividade para ser compreendido.

Durkheim também faz uma analise do processo de evolução das sociedades e pra isso ele trabalha com dois conceitos interessantes: Consciência Coletiva e Solidariedade.

Segundo Durkheim, Consciência Coletiva seria a força coletiva exercida sobre um indivíduo, que faz com que viva de acordo com as normas da sociedade na qual está inserido, ela é fruto de contribuições individuais pequenas, mas, que juntas, formam o a todo, não sendo fruto de teorias metafísicas, mas de fatos sociais reais. Para Durkheim, própria educação fornecida às crianças se baseia em um sistema de consciência coletiva, uma vez que as forçamos a vestir-se, comer e beber, e as ensinamos a falar de acordo com as normas e padrões da sociedade vigente.

No conceito de Solidariedade, Durkheim diz que uma sociedade só funciona quando suas várias partes trabalham em conjunto em prol de um objetivo comum, objetivo social e não individual.

Esse conceito de solidariedade é divido por Durkheim em dois grupos: Solidariedade Mecânica e Solidariedade Orgânica.

A solidariedade mecânica é assim chamada por causa de suas características, tendo em vista que ela ocorreu em sociedades mais primitivas, seriam então sociedades sem grandes diferenciações sociais. Neste caso, as funções sociais, as diferentes funções exercidas por um individuo eram intercambiáveis entre si, ou seja,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com