TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboração De Projeto De Trabalho De Conclusão De Curso

Pesquisas Acadêmicas: Elaboração De Projeto De Trabalho De Conclusão De Curso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  2.333 Palavras (10 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 10

Material Didático

Elaboração de Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso:

definições básicas e partes constitutivas

Maria Ceci Misoczky

Qual é o tipo de trabalho usualmente realizado como atividade de conclusão de um Curso de Especialização?

Usualmente o tipo de trabalho realizado é uma monografia.

O que é uma monografia?

É uma atividade de pesquisa científica sobre um tema específico e deve sistematizar, no texto de apresentação, o resultado de leituras, coleta e análise de dados, reflexões conclusivas.

“O trabalho monográfico ultrapassa o nível da simples compilação de textos, dos resumos e opiniões pessoais, exigindo um maior rigor na coleta e análise de dados a serem utilizados, podendo ainda avançar no campo do conhecimento científico, propondo alternativas para abordagens teóricas ou práticas [...].” ( PÁDUA, 1995, p. 148)

O que é um projeto de monografia?

É um projeto de estudo, de pesquisa. O objetivo é construir o caminho que será seguido durante o desenvolvimento do trabalho, evitando imprevistos e esclarecendo o estudante sobre o que deve fazer ao longo da trajetória.

Quando se inicia a elaboração do projeto?

Para chegar à forma de projeto é preciso realizar esforços anteriores: familiarizar-se com o tema e seu contexto de ocorrência e constatar os alcances e limites de sua proposta.

De onde partir para definir um tema? Do conhecimento preliminar sobre o fenômeno selecionado para estudo, sobre o que se deseja pesquisar. Este conhecimento pode ser gerado de diferentes formas:

• da experiência do estudante;

• de estudos anteriores sobre o tema ou tema relacionados*;

• de um estudo exploratório preliminar para obter informações que permitam uma delimitação clara do tema.

Este estudo exploratório preliminar pode tanto ser feito através da busca de informações documentadas quanto pela interação com membros da população em estudo (quando for o caso).

*Obs: A exploração inicial das bases de dados nas quais se encontram acervos de trabalhos acadêmicos dos diversos níveis de formação, bem como artigos em periódicos científicos, deve ser feita já desde este momento. Ver no Arquivo intitulado Fontes de Consulta algumas indicações e caminhos.

Quais são as definições que precisam ser tomadas para concretizar um projeto de pesquisa?

a) O que estudar? A resposta é dada pela escolha do tema e delimitação do problema.

b) Por que estudar? A resposta é dada na justificativa das escolhas realizadas.

c) Qual a perspectiva orientadora do estudo? A resposta é dada nas definições teórico-conceituais.

d) Para que estudar? A resposta é dada na redação do objetivo geral e dos objetivos específicos.

e) Como realizar o estudo? A resposta é dada na apresentação dos procedimentos metodológicos.

f) Quando realizar o estudo? A resposta é dada no cronograma.

Escolha do tema que o estudante tem interesse em desenvolver

“O tema de uma pesquisa indica uma área de interesse a ser investigada. Trata-se de uma delimitação ainda bastante ampla. Por exemplo, quando alguém diz que deseja estudar a “violência conjugal” ou a “prostituição masculina”, está se referindo ao assunto de seu interesse. Contudo, é necessário para a realização de um pesquisa um recorte mais “concreto”, mais preciso do assunto. Ao formularmos perguntas ao tema e ao assunto proposto, estaremos construindo sua problematização.” (DESLANDES, 1996, p. 36)

Aqui se inicia o projeto propriamente dito e os itens abaixo corresponderão aos itens do Projeto. Ou seja, abaixo são apresentados os conteúdos de cada item e, ao mesmo tempo, a estrutura do Projeto.

1 Delimitação ou definição do tema de estudo

Essa é uma tarefa que exige muito trabalho e reflexão. Um caminho usual é descrever o fenômeno de interesse em seu contexto de ocorrência. Essa é uma aproximação preliminar e provisória que é, no entanto, indispensável para identificar as variáveis ou dimensões que serão consideradas. Ou seja, para recortar e focar.

É recomendável que a delimitação/definição do tema de estudo contenha:

• informações sobre a situação atual do fenômeno, inclusive quantitativas (quando for o caso);

• qual o conhecimento atual sobre o tema, se existe consenso a esse respeito, se existem evidências conclusivas;

• identificação das respostas possíveis, o que tem sido proposto e que resultados tem sido encontrados;

• perguntas que permanecem sem resposta - qual segue sendo a pergunta, o que não se conseguiu conhecer.

Uma boa construção de projeto de pesquisa/estudo parte de perguntas para as quais não se sabe a resposta. Perguntas genuínas, evitando a tentação de partir de coisas que se quer dizer, que se pensa saber e se quer comunicar. O caminho da pesquisa/estudo é incompatível com o querer dizer, ele só se abre pela pergunta. A pergunta é a frase que conecta todos os demais componentes do projeto, ela influencia diretamente todas as demais partes.

Na área da gestão também são realizados estudos para solucionar problemas específicos. Por exemplo, a inexistência de um sistema de registro das atividades de educação em saúde em um determinado serviço. O estudo se voltará para a construção coletiva de solução para problemas práticos. Neste caso a problematização não resultará em uma pergunta, mas em uma afirmação sobre a intervenção a ser realizada para enfrentar o problema específico de gestão.

O início do projeto (não importa se a partir de uma pergunta ou de uma declaração de uma intervenção a ser realizada) deve considerar com muito cuidado, como indicam Quivy e Campenhoudt (1995), os seguintes aspectos: clareza; exequibilidade; pertinência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com