TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

Por:   •  17/11/2015  •  Monografia  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA DE PASSO FUNDO (UNIDERP)

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

ORIENTADORA: Profa. Roberta Fátima D'Agostini

                         ALUNA                                                

                                                        LUCILIA COSTA     RA: 1299130335

PASSO FUNDO – RS

2015

FACULDADE ANHANGUERA DE PASSO FUNDO UNIDERP

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: O QUE TODO PROFESSOR DEVERIA SABER

Projeto de Pesquisa apresentado como Trabalho da Disciplina TCC Il do Curso de Pedagogia da Faculdade de Anhanguera Educacional – Unidade Passo Fundo, como requisito de avaliação, sob a orientação da Profa. Roberta D´Agostini

Passo Fundo – RS

2015

  1. INTRODUÇÃO

A deficiência Intelectual (DI) é um dos mais freqüentes transtornos neuropsiquiátricos observados em crianças e adolescentes, e atinge de 1-4% da população jovem. Como os quadros de Deficiência Intelectual surgem, por definição, até o final da adolescência até os 18 anos, são considerados como resultantes de anomalias no desenvolvimento do sistema nervoso central (SNC). Isto ocorre porque o cérebro, durante a infância principalmente e na adolescência, passa por grandes transformações que surgem em função da adaptação do individuo ao meio ambiente. Estas adaptações refletem mudanças na organização cerebral e inclui aquisição de habilidades inerentes ao sistema nervoso, como a capacidade de decodificação e compreensão das várias modalidades sensoriais, de habilidades motoras e cognitivas. O nosso cérebro é, portanto, capaz de compreender e atuar sobre o meio ambiente, e desta interação surgem, ao longo do desenvolvimento, as capacidades de aprendizado e memória associação de idéias, raciocínio lógico e abstrato.

Este estudo permitirá não apenas uma melhor compreensão dos aspectos biológicos, mas também a construção das abordagens pedagógicas a serem adotadas para aprimorar o aprendizado e permitir a compreensão global da deficiência intelectual.

2. JUSTIFICATIVA

 A pesquisa desenvolvida sobre o tema Deficiência Intelectual (DI) é de extrema polêmica e um enorme desafio para a educação e para os professores, de acordo com os fatores que desencadeiam essa patologia, devido a dificuldades que temos em definir e conceituar a Deficiência Intelectual (DI), pois o aluno com deficiência tem uma resistência própria para construir seu saber, tornando - se assim um fator invariável aos modelos atualmente aplicados.

3. PROBLEMA

Este trabalho traz a abordagem dos fundamentos básicos do sistema nervoso central, os neurônios e suas formas de comunicação, os aspectos biológicos do desenvolvimento do sistema nervoso central, os mecanismos biológicos de aprendizado e memória, a plasticidade da comunicação neuronal e a relação destes processos com as causas biológicas da deficiência intelectual. Os problemas de adaptação da pessoa com DI normalmente melhoram com os esforços terapêuticos, apesar de seu QI permanecer estável ao longo do tempo. Isto quer dizer que, mesmo com um QI abaixo da média, o indivíduo pode ter sua adaptação significativamente trabalhada dentro do contexto escolar desfiando profissionais da educação.

4. HIPÓTESE

 Através da pesquisa queremos constatar as possíveis dificuldades em identificar um Deficiente Intelectual (DI). A deficiência intelectual pode ser causada por qualquer condição que prejudique o desenvolvimento cerebral antes do nascimento, durante o nascimento ou nos anos iniciais da infância. Várias causas têm sido descobertas, mas a causa permanece indefinida em aproximadamente um terço dos casos. As três principais causas identificadas de deficiência intelectual são: (Serfaty, Claúdio A. 2008).

  • A Síndrome de Down,
  • A Síndrome Alcoólica – Fetal
  • A Síndrome do X – Frágil

5. OBJETIVOS

Objetivo geral: Este estudo permitirá não apenas uma melhor compreensão dos aspectos biológicos, mas também a construção das abordagens pedagógicas a serem adotadas para aprimorar o aprendizado e permitir a compreensão global da Deficiência Intelectual.

Objetivos específicos: Compreender a Deficiência Intelectual, suas causas em todos os seus aspectos; Como proceder com alunos que possuam esse tipo de deficiência; Dar oportunidades de inclusão, de aprendizagem no ensino regular; mostrar a necessidades de salas adaptadas, ou seja, multifuncionais em escolas regulares; E a importância da capacitação de professores que atendam esse público especifico dentro das unidades escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com