TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Ficticia

Ensaios: Empresa Ficticia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  4.876 Palavras (20 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 20

Introdução

Este trabalho tem como objetivo, apresentar os planos estratégicos e as conquistas de uma empresa fictícia, denominada TJ Móveis Ltda, dentro do mercado exportador.

Com a elaboração deste trabalho, pretendemos informar um pouco mais os leitores sobre o "imenso" mundo das exportações, e quem sabe, cooperar para que outras empresas, busquem as características, estratégias e informações necessárias, para que a exportação seja uma oportunidade de crescimento e otimização dos lucros, dentro da organização.

Sabemos o quanto é complicado para as empresas atuais, apostarem em uma mudança, ou em um novo mercado, e essa atitude de recuo, acaba fazendo com que as organizações brasileiras percam grandes oportunidades de crescimento, principalmente no mercado externo.

Acreditamos que com este trabalho, possamos informar e encorajar um pouco mais as pequenas e médias organizações, para que busquem novos mercados, mudem seu plano estratégico de venda e conquistem seu espaço no exterior.

Desejamos que todos os leitores, acabem percorrendo todas as linhas deste trabalho e quando derem por terminada a leitura, possam notar que estão mais ricos intelectualmente e que tem forças suficientes para buscar novas informações e encarar o mercado internacional.

Informações Básicas da TJ Móveis Ltda

Estamos no meio de um mercado de negócios, onde a concorrência chega a ser de produto para produto, ao invés de empresa para empresa. As organizações estão buscando adaptar-se ao mercado internacional, por motivos de sobrevivência empresarial. O comércio exterior nunca foi tão discutido e disputado, como nos dias atuais.

Foi pensando dessa forma, que nossa empresa TJ Móveis Ltda, resolveu ampliar sua massa de mercado, deixando de lado, um pouco das estratégias internas para buscar estratégias externas, no intuito de conquistar um maior espaço no campo das vendas, buscar novos clientes, novas experiências, e claro, uma maior lucratividade.

Começamos as características de exportador, após fazer toda analise de mercado e termos conquistado um cliente bastante significativo. Enfrentamos algumas feiras internacionais, enviamos alguns catálogos de produtos, agendamos visitas, e foi assim, que com muito esforço conquistamos nosso primeiro cliente "Borners Wood Furniture".

Entre um contato e outro, fechamos nosso primeiro pedido de exportação. Buscamos as informações junto as instituições e órgãos exportadores e percebemos que tínhamos capacidade suficiente para realizar todo processo exportador, dentro da nossa empresa.

Deixamos de lado o mercado interno, as terceirizações que fazíamos, e apelamos para o imenso pedido do Sr. Ed Robert, entramos de "corpo e alma" no mundo até o momento desconhecido, ao qual chamávamos de "exportação".

Não optamos por agentes, devido a nossa capacidade e coragem de correr riscos. As informações e a tecnologia que tínhamos eram suficientes para que conseguíssemos sozinhos, não apenas a produção da mercadoria, mas a elaboração de todo processo exportador.

Você deve estar se perguntando, mas porque a TJ Móveis, não exportava antes?

E nós respondemos á você, "porque nunca tínhamos percebido antes o valor das exportações, não tínhamos coragem de mudar, de correr riscos e principalmente, não fazíamos questão de buscar informações".

Neste trabalho vocês acompanharam todo processo, utilizado pela TJ Móveis, para que seus produtos, conquistassem o mercado externo, obtendo uma excelente otimização de lucros.

A TJ Móveis, tem orgulho de deixar neste espaço uma mensagem simples, mas que resume toda sua luta, em pró as exportações.

"Uma empresa pode obter os resultados que deseja, da mesma forma que as grandes organizações, basta estar munida de informação e estar preparada para mudar".

Apresentação da empresa

A TJ Móveis Ltda, é uma empresa que está a 10 anos atuando no ramo moveleiro.

Durante todo esse tempo, nossa empresa vem terceirizando, partes de móveis para outras empresas e suprindo algumas necessidades de lucro, com vendas internas.

Nossos móveis são todos elaborados a base de madeira de Pinus e para que supra as necessidades de mercado, é pintado e muitas vezes entalhado.

Para que nosso móveis tenham características decorativas, utilizamos vernizes, cores fortes como chocolate, pinhão, mogno, marfim.

Somos especialistas em móveis para escritório, mesas, cadeiras e armários para cozinha e também em móveis para quartos.

A principio toda matéria prima utilizada na confecção de nossos móveis, eram brasileiras. A partir do momento que começamos a terceirizar partes de móveis, passamos a receber material importado e a trabalhar com características moveleiras, totalmente diferentes do Brasil.

Começamos a valorizar cores rústicas, modelos antigos, móveis que poderíamos chamar de "da época de nossos avós".

Foi pesando por ai, que notamos nossa capacidade de produção, para um mercado mais competitivo, mas mais favorável.

Aos poucos fomos aprendendo a exportar com base nas produções de terceirização.

Quando nos sentimos preparados, enfrentamos o mercado e hoje, estamos praticamente vivendo de exportação.

Vinte e quatro meses já se passaram, e com a lucratividade que conquistamos, pudemos ampliar nossas instalações, treinar nosso pessoal, aperfeiçoar nossos equipamentos e investir em tecnologia.

Investimentos esses, que com certeza nos trarão maiores resultados num futuro muito breve.

A Empresa

Dados Institucionais

A empresa, possui como Razão Social o título de "TJ Móveis Ltda", sendo o mesmo utilizado para o nome fantasia.

Foi fundada em 22 de outubro de 1993, pelos sócios Tarcísio Mariano e Janir Jungles do Santos, com intuito de satisfazer algumas necessidades do momento, como falta de capital para montar um empresa maior e a falta de empregabilidade na região.

Desde esta data a empresa mantém-se instalada na Rua Lucia Grossl, 263, bairro Colonial na cidade de São Bento do Sul, estado de Santa Catarina - Brasil.

A empresa tem a missão de "colaborar socialmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com