TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Ficticia

Ensaios: Empresa Ficticia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2013  •  2.993 Palavras (12 Páginas)  •  18.261 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Este plano tem como objetivo apresentar os estudos e análises de viabilidade da criação da empresa ACANNF Ltda. que terá seu foco negociação do direito de uso de patente, de pessoas interessadas em vendê-las ou comprá-las.

Toda a fonte da empresa vem da posse que a mesma possui do direito de invenção da suspensão para bancos de ônibus e aviões, distribuído-as as empresas que interessarem-se.

A estrutura da empresa será simples, já que não necessita de grandes espaços, adaptando a sua real necessidade, contudo visando o oferecimento do melhor serviço aos seus clientes.

1.0 DESCRIÇÃO DAS LINHAS GERAIS DO NEGÓCIO

1.1 Oportunidades de Mercado Detectadas

A pesquisa e o desenvolvimento para elaboração de novos produtos (no sentido mais abrangente) requerem, na maioria das vezes, grandes investimentos. Proteger esse produto através de uma patente significa prevenir-se de que competidores copiem e vendam esse produto a um preço mais baixo, uma vez que eles não foram onerados com os custos da pesquisa e desenvolvimento do produto. A proteção conferida pela patente é, portanto, um valioso e imprescindível instrumento para que a invenção e a criação industrializável se tornem um investimento rentável. Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgados pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente. Durante o prazo de vigência da patente, o titular tem o direito de excluir terceiros, sem sua prévia autorização, de atos relativos à matéria protegida, tais como fabricação, comercialização, importação, uso, venda, etc. (http://www.inpi.gov.br/menu-esquerdo/patente/pasta_oquee)

O direito de excluir terceiros à comercialização sem a prévia autorização, e com o direito de uma patente em mãos, torna-se uma oportunidade de negócios inigualável, por possuir exclusividade.

Por que desta forma?

O presente plano de negócio será desenvolvido com o intuito de analisar minuciosamente o ambiente do mercado e estudar detalhadamente a realidade deste setor, para viabilizar a implantação de uma empresa que possa assessorar, agenciando possuidores de patentes a fazerem bons negócios, e também levar as empresas a inovarem, com a exclusividade da patente o seu negócio.

A empresa é detentora de uma patente, onde “aluga” o direito de produção a terceiros. Os empresários perceberam que neste ramo de negócio existem muitos inventos viáveis, porém sem nenhuma produção, ou mesmo divulgação. Isso se deve a grande ponte existente entre os donos de patentes e a indústria.

Aptos a desenvolver projetos, a equipe da ACANNF ltda. percebeu que se intermediassem as negociações, poderia lucrar junto com os outros envolvidos (empresa que produzirá e inventor), claro que com uma porcentagem bem menor. Tudo dependerá da do planejamento que está sendo feito para a viabilidade do negocio.

A empresa espera atingir um crescimento no mercado de 18%, com o aumento de contratos com os clientes em até 4 anos. Será um diferencial de a empresa ser a “ponte” do negócio, avaliando o poder de quem vende e quem compra, onde todos sairão ganhando, e não só um. Com isso alcançará seu benefício: crescimento com honestidade e credibilidade cada vez maior no mercado.

Produto inicial:

Patente: Suspensão para bancos

Idéia original da equipe, patenteada quando ainda estudantes de administração. É um projeto onde visa mais conforto para viajantes de ônibus e avião.

Funcionamento: quando acionada a alavanca para que o encosto do banco se incline, antes o banco, possuindo um sistema de suspensão, eleva-se alguns centímetros da posição inicial, a fim de trazer conforto para a pessoa que se encontra no banco de trás. É totalmente burocrático e caro a política de patente. É necessária uma paciência até a conclusão do processo.

O documento que comprova a existência da mesma segue em anexo.

1.4 Descrição do Negócio

A ACANNF Ltda., atendendo pelo nome fantasia de ÚNICA será criada para preencher uma lacuna no mercado brasileiro em setores diversos do mercado. A empresa com previsão para ser inaugurada 10 de Março de 2010, com o objetivo de integrar inventores e inventos ao mundo dos negócios.

A empresa irá trabalhar desenvolvendo projetos de consultoria e agenciamento, tendo a visão correta da verdadeira necessidade da cliente, para que possa intermediá-lo na negociação com o possuidor de patente. O cliente terá um produto único, tendo que pagar por isso. Contudo, a cliente estará pisando em chão firme ao fechar o negócio, pois a ACANNF ltda. fará toda a analise de viabilidade para o produto requerido.

Os clientes serão atraídos por muito marketing em revistas de todos os gêneros, principalmente da área administrativas e área de engenharia, a fim de empresas interessadas em ter produtos exclusivos, paguem a intermediários (nós) para procurar os inventos e inovações; ou inventores dispostos em negociar a posse do direito do produto, por tempo determinado, necessitando de um intermediador.

Todo o procedimento, de ambas as partes, será documentado e as porcentagens referente ao serviço prestado acertado previamente. A ACANNF ltda. trabalhará com uma margem de 25% sobre o negocio que foi vendido, e mais 25% do que foi comprado. Ganhará tanto quem compra como de quem vende.

Custo

Uma das empresárias cedeu uma sala no Prédio comercial (Av. Getulio Vargas, 938 APTO 102, bairro VL Esperança, São Lourenço, Minas Gerais). O capital social será investido parte em móveis, computadores e celulares. Um notebook e um celular para cada integrante da empresa, já que serão os próprios donos-funcionários. A empresa possui uma equipe de administradores de empresas. São os próprios sócios que desenvolvem toda a negociação, já que os colaboradores têm todo conhecimento adquirido na faculdade de administração. Serão responsáveis por tudo, desde itens relevantes para manutenção da empresa, bem como a parte burocrática dos setores: Finanças, Marketing, RH e Produção.

Missão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com