TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino Fundamental

Trabalho Escolar: Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  2.557 Palavras (11 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 11

1 relatório ( 1 etapa)- Características do sistema de ensino brasileiro.

As características do sistema de ensino Brasileiro especialmente a partir da década de 1980 tem evidenciado como essa etapa educacional e historicamente colocada em segundo plano no que se referi as políticas publicas. Mais recentemente, tendo como um marco a constituição Federal de 1988, no plano da legislação, bem como das orientações oficiais emanados do ministério da educação MEC como também o conselho nacional de educação CNE foi observando os avanços importantes tanto no reconhecimento de que , para obter bons resultados , é imprescindível que as instituições contem com certos padrões de qualidade, nos anos de 1990, a aprovação do fundo de manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental e a valorização do magistério FUNDEB foi a centralidade ocupado pelo EF nas políticas publicas , onde os recursos desse fundo se destina exclusivamente a esse nível de ensino . Onde muitos municípios matriculam na EI vinham criando, o processo, mas foi interrompido em alguns casos veio a diminuição da oferta Guimarães, pinto, 2001 dirigir a meio parte dos recursos a FE sem aumentar de fato o da política publica educacional de Fernando Henrique Cardoso, que por sua vez , foi fortemente influenciado por organismo internacionais (Fonseca, 1998; Altman). Nesse próprio EF em 2001, o plano nacional de educação estabeleceu como uma das metas a alcança até 2011, a implantação de EF com ingresso das crianças aos 6 anos e não aos 7 anos de idade, assim desde aquele momento, havia certo consenso, até mesmo entre pesquisadores e militantes do campo educacional, de que, com mais um ano de estudo obrigatório, ampliando-se o EF maiores oportunidades de aprendizagem a serem garantida aos estudos brasileiros, principalmente aquele que são das camadas mais carentes. Em 2005 a lei onze mil cento e quatorze (Brasil (2005) alterou a redação da LDB (Brasil, 1996) e tornou obrigatório o ingresso no EF aos 6 anos de idade.

Em 2006 com a aprovação da lei nº 11.274 (Brasil, 2006), foi quando ocorreu outra alteração, ficando definida que a educação do EF passaria de 8 anos para 9 anos. Podemos observa as reformas estruturais em nossa educação básica que estão focadas no EF. Onde o problema não reside numa possível opção por esse nível de ensino, mas na falta de recurso que, mesmo com a substituição do Fundef que é fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação (FUNDEB) que significou alguns avanços não vem aumentando a ponto de contemplar o que nossa legislação afirma como princípios de qualidade da educação e como direito de todas as crianças (Brasil, 1988) 1996), nesse sentido, o foco no EF tem significado não em aumento global do recurso destinado a educação mas, antes uma restrição ainda maior para as outras etapas da educação básica brasileira; pois destacamos além de não ampliar recursos os nossos poderes públicos implantar reformas sem considera a realidade do sistema e sem nenhuma preparação ou organização previa da escola. Na estrutura da escola, bem como demandaria uma atenção especial a crianças de 6 anos que, agora, entraria em massa nesse nível de ensino, inferindo, por outro lado, que embora a reformulação da LDB se refere-se ao EF, a EI certamente seria afetado, foi dado inicio a uma pesquisa em 2008 sobre a implantação do ensino fundamental de nove ano m um município paulista apontado a entrada das crianças no EF em massa, aos 6 anos de idade que despertou nosso interesse em saber como elas eram consideradas como alunos dessa etapa da educação básica. Por outro lado interessou-nos acompanhar como essas mudanças no EF se referia na EI e como em outras os níveis o poder publico conduziria esse processo.

Os sistemas de ensino vêm cada vez, mais se destacando com os projetos que são aprovados com base na resolução dos conselhos municipal da educação (MEC) no final de 2006 procuramos transitar entre analises da política educacional e a analise da pratica pedagógica que materializa no âmbito da escola, conforme a proposta por ROCKWELL (1996). Sabemos que a nova estrutura do EF no município selecionado para estudo teve inicio em 2007. Legalmente, essa reorganização foi aprovada pelo conselho municipal da educação em dezembro de 2006 e, assim observamos como primeiro destacado o fato de que não houve participação dos profissionais da escola nesse processo. Diretores professores e coordenadores foram surpreendidos no inicio do ano letivo. Em 2007, com a noticia de que a parti daquele ano as crianças ingressariam aos 6 anos no EF e esse nível de ensino passaria a ser composto de 9 anos. Por o outro lado ao menos aqueles professores que atuariam no novo 1º ano foram chamados para tomar conhecimento da medida e considerados a participar de um processo de formação continuada que teve inicio em março de 2007. Durante o encontro um novo referencial curricular foi proposto, onde teve debate com os professores havendo e havendo buscas de recursos para poder ter bons resultados para o s professores do magistério que constatamos, pois, que, em relação a implantação do ensino fundamental do 9 anos, todos esforços da SME se dirigiram para este nível de ensino. Pois sabemos que a estrutura da educação é a base para poder enfrentar o ensino fundamental maior para poder ter bons resultado na aprendizagem do aluno. É aonde o professor sente força para preparar seus alunos de 5º ano para sair da segunda etapa para a 3º etapa sabendo ler e escreve.

É quando o professor ensina brincando e torna uma aula criativa e as crianças sente gosto pelo que estuda. Há que se preparar as crianças, na educação infantil para que ela venha ser do homem para o mais alto nível de desenvolvimento possível para individuo. Isso significa permiti a preparação da experiência social, e não só acumulação de conhecimentos e habilidade mas, uma formação de qualidade e capacidade especificamente humana, de condutas culturais e determinadas funções.

2 relatório - Atribuição do MEC sobre a educação brasileira.

O ministério da educação (MEC) foi criado em 1930, logo após a chegada de Getulio Vargas ao poder. Com o nome do ministério de Educação e Saúde pública, instituição que desenvolve atividade pertinente a vários ministérios como a saúde, esporte, educação, e meio ambiente. Até naquele momento os assuntos ligado à educação eram tratado pelo departamento nacional do ensino. Ligado o ministério da justiça. Onde o sistema educacional brasileiro era centralizado e o modelo era seguido por todos os estados e municípios. Foi quando a primeira lei de Diretrizes e base de educação que Fo aprovada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com