TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escreva Um Texto Que Relacione O Discutido Acima Com A Importância Do Conhecimento De História Da Educação E Da Política E Organização Da Educação Básica Para A Formação Do Pedagogo. Utilize Exemplos Para Ilustrar Seu Texto.

Exames: Escreva Um Texto Que Relacione O Discutido Acima Com A Importância Do Conhecimento De História Da Educação E Da Política E Organização Da Educação Básica Para A Formação Do Pedagogo. Utilize Exemplos Para Ilustrar Seu Texto.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  983 Visualizações

Página 1 de 2

O conhecimento da história da educação possibilitará ao educador compreender a relação e interdependência entre a educação e o contexto histórico, político e social; Analisar a realidade educacional da atualidade relacionando-a com os seus antecedentes históricos, buscando assim soluções para a problemática educacional enraizadas no passado histórico; Torna-se um educador-pesquisador, elaborando e organizando com autonomia o trabalho acadêmico.

Enfim, são através da história da educação, da reflexão do passado e dos seus conteúdos, e finalidades, que o educador consegue compreender a educação atual, e assim contribuir para um sistema educacional voltado para a realização humana, atribuindo a criação de melhores planos, metas de educação e dar um sentido ao trabalho educacional.

O texto fala muito do crescimento da educação, mais isso se da por conta de uma visão ampla, não apenas no ambiente escolar, mas sim na sociedade reforçando a coesão social, atuando de forma conservadora com base na reflexão do passado.

Hoje na atualidade a educação é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade, fundamental para ampliarmos a compreensão das formas, de como em tempos e espaços distintos homens e mulheres organizam sua vida.

A educação básica no Brasil, desde a Constituição de 1988 e, com mais ênfase, nos últimos oito anos, vem sofrendo grandes mudanças. Analisá-la implica considerar determinadas preliminares como o pacto federativo, a desigualdade social, as ligações internacionais e a própria noção de educação básica a fim de contextualizar as políticas de avaliação, focalização, descentralização, desregulamentação e financiamento. Tais alterações evidenciam uma forte focalização no ensino fundamental na idade legal apropriada, o mesmo não acontecendo com as outras etapas tão importantes quanto o ensino fundamental.

O papel do Pedagogo é de estrema importância, pois é através deles que formamos cidadões capazes de mudar essa sociedade tão necessitada de educação e mal amparada pelos governadores, que não dão a mínima importância a classes dos professores que são o futuro do pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com