TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estar Alfabetizado é..

Ensaios: Estar Alfabetizado é... Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:

Etapa 1 - Aula Tema: As muitas facetas da alfabetização

CAMPO GRANDE – MS

AGOSTO / 2013

PASSO 2 (ALUNO)

“Estar alfabetizado é...”

A alfabetização deve ser compreendida como um processo que vai muito além da aquisição de um código. Estar alfabetizado significa atribuir significado e sentido às funções sociais vinculadas à escrita. Estar plenamente alfabetizado é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuir um repertório de procedimentos e habilidades para relacioná-los em um campo social determinado. A aquisição do sistema da escrita não promove o desenvolvimento do intelecto, mas, sim, a reflexão e o uso da multiplicidade de funções da escrita. Os adultos não alfabetizados, apesar de não dominarem o código escrito, estão imersos em um universo letrado que oferece pistas e possibilidades para um pensamento alfabetizado.

O processo de ensino e aprendizagem da língua visa ao desenvolvimento da competência discursiva, para possibilitar a resolução de problemas do cotidiano, a participação no mundo letrado, contribuindo para o exercício pleno da cidadania. Os textos orais e escritos e seus usos sociais e comunicativos assumem relevância como unidade básica de ensino. O trabalho com a língua escrita na escola deve estar estreitamente vinculado as suas funções comunicativas e sociais. É através do trabalho com a produção e interpretação de textos de uso social (orais e escritos) com a prática de leitura e escrita que a competência textual é desenvolvida nos adultos pouco escolarizados.

Ler e escrever tem a função de comunicar algo. Quem acompanha uma criança em seus primeiros anos escolares observa que muitas vezes ela lê uma história, por vezes curta e simples, mas não consegue compreender o que se passa nela. Isso se deve ao fato de que no início do aprendizado da leitura ela nada mais faz que decodificar o texto. Quando esta capacidade estiver desenvolvida, aí sim ela começará a dar um sentido maior ao que lê. Não podemos dizer que essa criança esteja alfabetizada. O mesmo acontece com a escrita. Apenas escrever o que se ouve não faz da pessoa alguém capaz de produzir um texto legível e compreensível. Legível no sentido de usar regras comuns à linguagem escrita e com conteúdo com um mínimo de significado. Não apenas um amontoado de palavras. Estar alfabetizado de maneira funcional envolve a capacidade de usar a linguagem escrita de maneira efetiva, possibilitando que a pessoa se comunique, informando-se e expressando-se através dela. A alfabetização se dá pela vida toda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com