TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estar Alfabetizado E

Artigos Científicos: Estar Alfabetizado E. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Falar da formação docente nunca dispensa a presença e a palavra do mestre Paulo Freire. Neste texto, em que compartilhamos com os leitores o processo de construção do

Projeto de Estágio do Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade de Educação da

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a sua “Pedagogia da Autonomia” é fundamental. A visão de que aquele que ensina aprende (ou “se forma e re- forma”) ao ensinar está presente nas mais modernas concepções e obras sobre a formação docente. A dialética da relação professor – aluno, interativa e recíproca, garante que a docência não seja mero derramamento de conteúdos inertes em “receptáculos – alunos” vazios e dóceis.

Por esta razão, tantas vezes Paulo Freire repete que “não há docência sem discência”, e vice-versa.

Ensinar e, enquanto ensino, testemunhar aos alunos o quanto me é fundamental respeitá -los e respeitar-me são tarefas que jamais dicotomizei.

Nunca me foi possível separar em dois momentos o ensino dos conteúdos da formação ética dos educandos. A prática docente que não há sem a discente é uma prática inteira. O ensino dos conteúdos implica o testemunho ético do

professor. A boniteza da prática docente se compõe do anseio vivo de competência do docente e dos discentes e de seu sonho ético. Não há nesta boniteza lugar para a negação da decência, nem de forma grosseira nem farisaica. Não há lugar para puritanismo. Só há lugar para pureza (Freire 1996, p. 37).

Adequar a prática à necessidade de ensino que a sociedade atual exige, requer uma postura que extrapole o domínio específico do conhecimento, que faça fusão entre o profissional e o humano, que entenda a formação profissional sob a ótica da totalidade onde o aluno é sujeito do processo, dotado de consciência crítica e conhecimentos prévios.

Assim, o compromisso docente perpassa pela importância social do seu trabalho. E a dimensão transformadora de sua ação resultam da competência técnica e do comprometimento político com o ato de educar.

“Na relação professor-aluno, há o predomínio da autoridade do professor que exige uma atitude receptiva do aluno e impede qualquer comunicação entre os mesmos no decorrer da aula. O professor transmite o conteúdo na forma de verdade a ser absorvida, em conseqüência, a disciplina imposta é o meio mais eficaz para assegurar a atenção e o silêncio. A aprendizagem é receptiva e mecânica, garantida pela repetição. A avaliação se dá por verificações de curto e longo prazo e o reforço, em geral, é de uma forma negativa (punições, notas baixas) ou positiva com classificações. (Libâneo 1986, p.24).”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com