TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Analise Empresarial

Ensaios: Estrutura E Analise Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos de Direito Comercial e Direito Empresarial, Empresa e sua evolução, e o Empresário.

O direito comercial é o ramo do Direito que cuida e suporta a atividade economica de fornecimento de bens ou serviços a que podemos denominar de empresa, por meio da lei, Doutrina e Jurisprudência, seu objetivo é o estudo de casos para a superação de conflitos envolvendo empresários com relação ás empresas.

o direito comercial visa estruturar a organização empresarial moderna e regular o estatuto jurídico do empresário, entendendo-se como tal a pessoa que realiza actos de comércio. Por outro lado, os actos de comércio são aqueles que são levados a cabo com a finalidade de obter lucro.

O Direito Comercial é o conjunto de normas que disciplinam as atividades relacionadas às trocas de natureza econômica, seja entre pessoas ou empresas. Ele regula o comércio, quanto ao seu exercício e a forma como se organiza.

É o Direito Comercial estuda, por exemplo:

• Marcas e patentes;

• Direito Societário;

• Títulos de crédito;

• Direito aeronáutico e marítimo;

• Falência e concordata;

• Obrigações e direitos das pessoas que exercem o comércio, as operações bancárias e as relações industriais.

Depois da vigência do novo Código Civil no Brasil, o Direito Comercial passou a ser um ramo do Direito Empresarial. As empresas brasileiras de personalidade jurídica de Direito Privado são regidas pela legislação do Direito Empresarial.

O Direito Empresarial, antigo Direito Comercial, é o ramo do direito que estuda as relações privatistas que envolvem a empresa e o empresário. Nessas relações estão o estudo da empresa, o direito societário, as relações de título de crédito, as relações de direito concorrencial, as relações de direito intelectual e industrial e os contratos mercantis.

A Empresa é uma atividade econômica org

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com