TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL EMPRESARIAL: COMPREENDENDO O FUNCIONAMENTO DE UMA EMPRESA

Exames: ESTRUTURA ORGANIZACIONAL EMPRESARIAL: COMPREENDENDO O FUNCIONAMENTO DE UMA EMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  2.900 Palavras (12 Páginas)  •  990 Visualizações

Página 1 de 12

Carlos Eduardo Costa

Frampton Fernando dos Santos

Gustavo Brino

João Vitor Rinaldi Capi

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL EMPRESARIAL: COMPREENDENDO O FUNCIONAMENTO DE UMA EMPRESA.

CATANDUVA

2013

Carlos Eduardo Costa

Frampton Fernando dos Santos

Gustavo Brino

João Vitor Rinaldi Capi

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL EMPRESARIAL: COMPREENDENDO O FUNCIONAMENTO DE UMA EMPRESA.

Projeto referente ao trabalho interdisciplinar do primeiro módulo do curso de Gestão Empresarial, que será desenvolvido no primeiro semestre de 2013 sob orientação da Profª Drª Rosimar de Fátima Schinelo e Prof. Ms Daltro Cella.

CATANDUVA

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO: 3

2 JUSTIFICATIVA: 5

3 OBJETIVO: 6

4 METODOLOGIA: 14

5 CRONOGRAMA: 14

6 RESULTADOS ESPERADOS: 15

7 RESULTADOS OBTIDOS: 15

8 BIBLIOGRAFIA: 16

Figura 1 - Esquema de Unidades Brumau 4

Figura 2 - Divisão Organizaçional da Empresa 7

Figura 3 - Balanço Patrimonial Parte 1 11

Figura 4 - Balanço Patrimonial Parte 2 11

Figura 5 - Balanço Patrimonial Parte 3 12

Figura 6 - Balanço Patrimonial Parte 4 12

Figura 7 - Faturamento por produto 13

Figura 8 - Vendas por produto 14

1 INTRODUÇÃO:

O presente trabalho faz parte do projeto pedagógico do curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnológica de Catanduva, buscando observar a teoria assimilada nas disciplinas ministradas em sala de aula por meio de análises no cotidiano empresarial.

Segundo Tavares (1999), a interdisciplinaridade representa a possibilidade de promover a superação da dissociação das experiências acadêmicas entre si, como também delas com a realidade social, sendo então considerada essencial para evolução e complementaridade de aquisições e concepções coletivas.

A BRUMAU Comércio de Óleos Vegetais Ltda é uma empresa familiar exportadora de amendoim e seus derivados. De acordo com o site da corporação , Diolfen Martani adquiriu a empresa em 1961, quando começou um relacionamento com produtores de oleaginosas. Em 1974, o ano da morte do patriarca, o negócio passou a ser administrado por seus três filhos, os atuais gestores e proprietários da empresa.

Figura 1 - Esquema de Unidades Brumau

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados , o amendoim é uma planta originária da América do Sul, no leste dos Andes e, durante o século XVIII, foi chamado de nozes da terra e ervilha da terra. O óleo extraído do amendoim, seja por prensagem mecânica ou por solvente, já foi de uso de muitos povos como protetor da pele e, atualmente, tem aplicação na indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia, destacando-se na última citada devido à sua suplementação protéica.

Ainda de acordo com o Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo , os últimos 10 anos marcaram a construção de novas possibilidades para a produção brasileira de amendoim, colocando o país em um lugar de destaque no comércio mundial deste produto e de seus derivados.

O Instituto aponta que o Estado de São Paulo é responsável por 80% da produção brasileira e domina quase a totalidade das exportações de amendoim em grão. A partir de 2010, com a participação de Minas Gerais nas exportações de óleo de amendoim, o Brasil passou a responder por cerca de 90% das exportações desse produto.

2 JUSTIFICATIVA:

O motivo pelo qual o grupo optou pelo trabalho com a empresa Brumau deve-se ao fato de que buscamos compreender uma empresa de maior dimensão regional – a companhia possui duas unidades em atividade, a matriz localizada Catanduva e uma filial em Taquaritinga. Basicamente, uma unidade cuida do processo de venda do amendoim e a outra da produção e venda do óleo deste mesmo produto. Uma filial foi desativada recentemente em Bariri e duas novas estão sendo desenvolvidas na cidade de Taquaritinga, aumentando assim as atividades da empresa já existentes nesta cidade. Vale ressaltar que a maior parte de sua produção é voltada para o comércio exterior.

Segundo o gerente administrativo da Brumau, Eduardo Coca, 80% do faturamento da empresa provém da exportação de óleos e do amendoim. Já os 20% restantes deste faturamento derivam do mercado interno de grãos e do farelo de amendoim, utilizado na alimentação animal.

Um dos pontos que também contribuíram na decisão pela Brumau como objeto de estudo foi o fácil acesso às informações e disponibilidade da empresa para visitas e acompanhamento das atividades. A configuração administrativa e o empreendedorismo que fez com que a Brumau se posicionasse no mercado atendem nossas necessidades quanto à pesquisa proposta, contribuindo para o desenvolvimento prático das teorias estudadas em sala no curso de gestão empresarial.

3 OBJETIVO:

Neste projeto, temos como objetivo a compreensão da estrutura organizacional de uma empresa, analisando a conexão entre as diversas áreas que coexistem no âmbito da gestão empresarial, associando-as às disciplinas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com