TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Empresarial

Artigo: Analise Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo o conhecimento através de uma atividade prática, os conceitos ministrados através do curso de administração. Para a realização deste trabalho foi necessário uma entrevista com o responsável da empresa, sobre o suas atribuições diárias e o desempenho das mesmas.

Com a consolidação do trabalho no Brasil, as empresas mudaram o rumo de suas administrações, elas se viram no dever de promover melhor condição de trabalho e qualidade de vida ao seu colaborador e também implantou novos segmentos que auxiliam em uma boa administração. Sendo assim algumas áreas das empresas hoje em dia não funcionam mais como antigamente, os funcionários de hoje tem direitos adquiridos por lei que os assistem, e também lhes impõe que cumpra com seus deveres. Nas grandes e médias empresas existem o setor de recursos humanos que com a psicologia organizacional e do trabalho trata dos conflitos, entre outras questões trazendo soluções vantajosas para ambas as partes. As empresas funcionam também embasadas em dados concretos, usam estatísticas imprescindíveis para a melhoria da produção, juntamente com a contabilidade de custos que vem com números claros para facilitar ganhos e cortar perdas.

Vamos ver como cada uma dessas áreas é usada na pratica e quais os benefícios que cada uma delas traz ao empresário e ao seu colaborador.

2 DESENVOLVIMENTO

A pesquisa científica envolve um conjunto de informações que resultam em um processo da construção do conhecimento, e isso só se torna possível por meio do emprego da metodologia científica. O pesquisador precisa escolher o método e o tipo de pesquisa adequada ao problema que será investigado, levando em consideração os objetivos da pesquisa. A técnica de pesquisa utilizada para a execução do presente trabalho foi a entrevista, especificamente a entrevista estruturada. Esta é um instrumento de coleta de dados, onde, há um questionário pré-elaborado e o entrevistador não pode incluir ou excluir perguntas do mesmo.

A entrevista foi realizada com Sr. Adalberto Andrade que está cursando Administração, sendo ele o proprietário da micro empresa Casa dos Parafusos, que é uma empresa privada do comercio varejista de ferragens e ferramentas em geral.

A empresa foi fundada em 1997, no começo era somente serralheria e vidraçaria ate o ano de 2001 quando foi incluído o comercio varejista. Segundo Sr. Adalberto a motivação maior foi o desejo de ter o próprio negócio, como já tinha um projeto em mente foi tentando por em pratica aos poucos devido o fator financeiro.

Para compreender o comportamento humano é fundamental o conhecimento da motivação humana. “Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma isto é, tudo aquilo que dá origem a alguma propensão a um comportamento específico” (CHIAVENATO 1982, p. 414).

O ser humano precisa de algo que o estimule para então começar a agir em busca de um determinado objetivo e a motivação é o insight para a ação e a partir daí o ser humano busca satisfazer suas necessidades. Pois é notório que o estágio atual do ser humano conta com uma constante busca por tudo o que possa servir de melhoria de vida em relação a desempenho profissional, familiar, financeiro e tudo o que possa servir de melhoria contínua.

O processo de trabalho da empresa começa pela organização interna da empresa, separando cada colaborador em sua função, mas trabalhando sempre em equipe para melhor atender aos clientes. A estatística é uma ferramenta bastante utilizada na empresa, pois ela retrata em números o que realmente esta acontecendo, o que nos auxilia nas tomadas de muitas decisões. São utilizados gráficos onde é possível avaliar a produção, o desperdício e o a quantidade de produtos que precisam ser repostos.

A comunicação é importante em qualquer coisa que envolve mais de uma pessoa. É através dela que empresa, sociedade, família e todos os outros grupos se entendem, se relacionam e se desenvolvem. A boa comunicação faz a união e a união faz força. E é assim que se alcança o sucesso. A empresa é bem estrutura com relação à comunicação pois realiza reuniões mensais assim como a comunicação do dia a dia através do ramal interno e e-mail. Conta um quadro de oito colaboradores, sendo todos registrados desde o primeiro dia de trabalho de acordo com as normas e regras da CLT.

Com relação a riscos de acidentes de trabalho acredita que é pequeno devido ser uma empresa do ramo comercial, porém são feitas reuniões esporádicas com os colaboradores para explicar algumas atitudes que podem ser evitadas minimizando o risco.

A contabilidade de custos como sistema de informação, disponibiliza os dados e informações necessários para que se efetue a medição do desempenho organizacional, seja ele de curto ou longo prazo, e isso ocorre em função da sua ligação direta com as funções de planejamento, orçamento e controle. A contabilidade de custos estuda e registra os gastos necessários para a produção de um bem ou serviço, rateando-os, reconhecendo-os e mesmo gerenciando na escolha de procedimentos, produtos, fornecedores, etc., em conjunto com técnicas de venda ajuda a determinar ser é viável ou não a produção de um bem, etc. A empresa tem como despesas fixas indiretas como agua, energia, telefone e internet, salário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com