TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Funcionamento Da Educação Infantil E Do Ensino Fundamental No Brasil.

Pesquisas Acadêmicas: Estrutura E Funcionamento Da Educação Infantil E Do Ensino Fundamental No Brasil.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  2.563 Palavras (11 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 11

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Brasil

Alunas: RA:

Laiane Maria Carneiro Ornelas 1299201549

Lecilda Pereira da Silva 4717910917

Maria Coelho de Souza 8741124379

Tutor (a) à distância:

Data de Entrega:

Brasília-DF

2014

SUMÁRIO

Brasília-DF

2014

INTRODUÇÃO

De acordo com o que foi estudado abordaremos neste trabalho de forma clara e objetiva sobre Organização e metodologia do ensino fundamental, sobre a estrutura e funcionamento da educação infantil e do ensino fundamental no Brasil considerando as mudanças ocorridas na educação depois da lei n 9.394/96, e suas vantagens e desvantagens para o ensino fundamental apresentaremos também a organização e formas de funcionamento e suas contribuições para o corpo docente e alunos da escola centro de ensino fundamental 05 Taguatinga-DF. Apresentaremos um mapa conceitual com os principais pontos sobre o assunto abordar.

Brasília-DF

2014

Estrutura e Funcionamento da educação Infantil e do ensino Fundamental no Brasil.

Bom primeiramente o parâmetro curricular é uma referência de ações e orientações pedagógicas e visa como um conjunto as práticas educativas na tentativa de criar e promover qualidades para o exercício da cidadania das crianças brasileiras, a fim de possibilitar a criança o desenvolvimento social, intelectual, afetivo e pessoal, harmonioso e coerente para a construção de uma autoestima positiva.

Dando assim direito as crianças de até 06 anos uma qualidade de experiências que contribuem para o bem estarem da cidadania introduzida nos seguintes princípios: dando direito a brincarem, a pensar de uma forma particular delas, livre acesso a todos os bens que ajudam no desenvolvimento de sua identidade. E os primeiros Sistemas Educacionais Brasileiros desfavoreceu grande parte da educação garantindo o acesso à educação somente a elite.

Segundo Ribeiro (1989), ao referir-se a esse longo período, que éramos um país de doutores e analfabetos, pois tínhamos cursos superiores para poucos, nenhum incentivo a formação de professores e escassos recursos para escola pública. Com a lei n°9.394/96 LDB (lei de diretrizes e bases da educação) buscou-se levando em consideração a realidade educacional acima descrito, normalizar o sistema educacional e garantir acesso a educação de igual para todos. Essa lei traz um conjunto de definições politicas que orientam o sistema educacional e introduz mudanças significativas na educação básica no Brasil.A LDB trouxe um grande avanço no sistema de educação de nosso país. Esta lei visa tornar a escola um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão.

O Ministério da Educação busca promover um ensino de qualidade que só será possível com a participação conjunta da sociedade. Com o envolvimento de pais, alunos, professores e gestores, a educação se tornará um compromisso e uma conquista de todos.1934 -A educação passa ser vista como um direito de todos , devendo ser ministrada pela família e pelos poderes públicos.

É através da estrutura e funcionamento da educação Infantil e do ensino fundamental que o professor deve resgatar o valor do seu trabalho, sendo que no contexto da sociedade Burguesa este foi restringindo a executar tarefas já pensadas e elaboradas em outras existências .

Outra questão a ser tratada pela disciplina educacional é o avanço da tecnologia dentro do contexto educacional , apresenta condições que podem determinar as formas de se produzir ensino-aprendizagem limitando possibilidades e alternativas de aprendizagem mais produtivas e interessantes .

O Ministério da Educação (MEC) dar condições necessárias a todo processo, já que é suas atribuições criar normas, acompanhar e avaliar normas e programas federais, implantar políticas para a Educação, assim como é de sua responsabilidade estabelecer estratégias, diretrizes e prioridades na aplicação dos recursos públicos destinados à Educação. Portanto é um direito de toda sociedade exigir uma Educação de qualidade e igualitária.

As Vantagens e Desvantagens do Ensino Fundamental de 09 Anos

As Vantagens

O ensino fundamental de 9 anos é a ampliação de um ano na obrigatoriedade de ensino que foi acrescentado nos anos iniciais do ensino fundamental. O que fundamenta legalmente a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração, segundo as orientações e normas estabelecidas pelo Conselho Nacional De Educação, os Estados e Municípios teriam até 2010 para implantação, que garante o ingresso da criança na escola aos seis anos de idade completos ou a completar até o inicio do ano letivo. A nomenclatura indicada pelo Conselho Nacional De Educação para o Ensino Fundamental de nove anos - anos iniciais - 6 a 10 anos de idade com duração de 5 anos e dos anos finais - 11 a 14 anos de idade, duração 4 anos, somando total 9

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com