TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Organização Da Educação Brasileira.

Monografias: Estrutura E Organização Da Educação Brasileira.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre a questão da LDB e suas mudanças contribuindo na prática pedagógica, assim como a formação do professor. Trata-se de uma pesquisa, buscando conhecimento sobre a LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação.

Desta forma a LDB precisa ser analisada estimulando o conhecimento. A mesma se inicia afirmando que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem em vários lugares, um dos quais é a escola.

Porem rege todos os aspectos do sistema educacional, dos princípios Gerais da educação escolar às finalidades, recursos financeiros, formação e Diretrizes para a carreira dos profissionais do setor, estabelecem os princípios da educação e dá preparação ao indivíduo.

Vamos relatar sobre estudo de caso envolvendo a educação e a disciplina dos alunos e professores dentro da escola, como agir, corrigir e sobre o respeito de professor para aluno e de aluno pra professor. A relação sobre a diferença de exercer a autoridade sobre os alunos de agir com também autoritarismo enfatizando o respeito mutuo que é essencial em sala de aula, onde o professor tem que saber se portar, lidar com diferentes tipos de pessoas, personalidade e direciona sua aula da melhor forma possível. E necessário que haja uma boa relação entre professor e aluno para desenvolver o aprendizado.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.

Paulo Freire

As Áreas de Atuação da Organização e da Gestão Escolar para uma melhor aprendizagem dos Alunos.

Na organização e gestão da escola, os autores Libâneo, Oliveira e Toschi o planejamento e o projeto pedagógico-curricular; a organização e o desenvolvimento do currículo; a organização e o desenvolvimento de ensino; as práticas de gestão técnico-administrativas e pedagógicas curriculares; o desenvolvimento profissional; a avaliação institucional e da aprendizagem. Para os autores, essas áreas de atuação são determinantes para a eficácia escolar e melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

O projeto pedagógico-curricular é um documento que reflete as intenções, os objetivos, as aspirações e os ideais da equipe escolar. Entre as razões que justificam a importância desse projeto estão: a atividade conjunta; as práticas participativas; a prática educativa; e a autonomia da equipe escolar.

O currículo trata-se da concretização das orientações expressas no projeto pedagógico, um modo de seleção da cultura produzido pela sociedade para a formação dos alunos. Destacam-se três tipos de manifestações: formal, real e oculto. O currículo formal ou oficial como aquele estabelecido pelos sistemas de ensino, expresso em diretrizes curriculares, nos objetivos e nos conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo. O currículo real é aquele que de falto acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino. O currículo oculto refere-se àquelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos, o trabalho dos professores e são provenientes da experiência cultural.

Embora as escolas trabalhem sempre com o currículo oficial, o que acaba se desenvolvendo na prática é o currículo real, porque na verdade são os professores, o corpo técnico e os pais que acabam por definir o currículo.

No planejamento do currículo da escola é necessário considerar os seguintes princípios: ele precisa ser democrático; garantir cruzamento de culturas, com conhecimentos e experiências diversificadas; incluir a interculturalidade, o respeito e a valorização da diversidade cultural e das diferentes origens sociais dos alunos; respeito à cultura local; analisar a dinâmica espacial da cidade; fortalecer a identidade pessoal, prever tentativas de enriquecimento curricular.

A organização do ensino depende de algumas condições que devem ser propiciadas pela escola, como um projeto pedagógico-curricular, plano de trabalho, orientação metodológica, formas de agrupamentos dos alunos, materiais de estudo, bons livros, sistema de avaliação de aprendizagem e práticas de gestão participativa.

As ações técnico-administrativas envolvem a legislação e as normas escolares; os recursos físicos, materiais, didáticos e financeiros; inclui as rotinas administrativas e a secretaria escolar, e as ações pedagógicas curriculares envolvem a gestão do projeto pedagógico, do currículo, do ensino, do desenvolvimento profissional e da avaliação. A responsabilidade direta dessas ações pertence à direção e à coordenação pedagógica.

No que diz respeito às atribuições, é importante destacar que cabem ao diretor da escola as questões administrativas e gerir o processo de tomada de decisões por meio de práticas participativas.

Já a coordenação pedagógica responde pela viabilização do trabalho pedagógico-didático e por sua integração e articulação com os professores. Cabe ao coordenador dar assistência pedagógico-didática aos professores, ajudando-os nas situações de aprendizagem.

A área de atuação desenvolvimento profissional refere-se ao aprimoramento do pessoal docente, técnico e administrativo. Segundo autores, o desenvolvimento profissional deve articular o desenvolvimento pessoal e o desenvolvimento organizacional. O desenvolvimento pessoal consiste nos investimentos pessoais dos professores em seu próprio processo de formação, e o desenvolvimento organizacional refere-se ao envolvimento no processo de organização e gestão da escola.

Os dilemas que se apresentam atualmente à formação continuada se referem a como promover mudanças nas ideias e práticas profissionais e pessoais docentes.

Na área de atuação avaliação institucional da escola, há duas avaliações: a institucional e da aprendizagem. A avaliação institucional diz respeito ao sistema e à organização escolar, e a avaliação da aprendizagem é feita pelo professor.

As Concepções de organização e de gestão escolar

Os tipos de métodos e práticas estabelecidas pela administração podem influenciar na aprendizagem e no ensino. A diferença da administração escolar e administração empresarial é que a escola trabalha com a formação de pessoa e a empresarial trabalha a ação coletiva de profissionais já com as qualidades propostas pela empresa. Essas características remetem a ideia de que as escolas são organizadas de modo a facilitar a administração. O conteúdo e o processo escolar podem estar inteiramente em desacordo com as necessidades do aluno.

O planejamento dentro da escola é fundamental para obter uma organização e melhor convivência tanto na direção quanto na sala de aula. É importante ter o controle para obter um bom resultado sem impedir o espaço e as opiniões de ninguém. Tem que haver uma comunicação mais direta dos administradores com os professores, principalmente quando a classe apresenta graves problemas para o funcionamento da escola. A forma em que a escola é administrada, com todas as regras, reflete em sua organização, incluindo participação efetiva dos alunos para com os diretores e professores em geral. Uma escola bem administrada tem a capacidade de tudo funcionar, realizando trabalhos coletivos causando um bem estar e satisfação a todos. A cultura organizacional corresponde aos trabalhos feitos na escola, se há um bom ambiente para a realização de projeto e experiências, se os alunos estão dispostos a realizar esses projetos em grupo. A cultura organizacional tem como objetivo, não focar somente nas relações interpessoais, em grupos, mas também na individualidade de cada aluno e professor. A cultura é o conjunto de tudo que aprendemos desde o nosso nascimento. Seja na família, convivendo em sociedade, adquirimos nossas opiniões e nossos valores, naquilo que acreditamos.

A escola de hoje, é vista como local de formação social e crítica, sabendo que para o bom funcionamento da comunidade escolar e da sociedade, depende da forma como as pessoas que fazem parte deste ciclo, professores, alunos, coordenadores e demais funcionários sejam influenciados conforme as normas, os ensinamentos e os costumes que são compartilhados com essas pessoas dentro da escola, isso diz respeito a tudo o que elas trazem e tudo o que elas produzem.

Formação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade escolar, visando uma melhor qualidade das tarefas a serem desenvolvidas, a escola preza por uma formação continuada de seus profissionais. Utilizando de informações concretas e analise de cada problema em seus múltiplos aspectos com ampla democratização das informações, é conhecer os problemas de forma global, e traçar métodos e objetivos para a solução dos mesmos.

Avaliação compartilhada tem como objetivo avaliar as decisões tomadas no ambiente escolar por todos que fazem parte da equipe escolar.

Essa organização é indispensável para o bom funcionamento da escola.

Organização das atividades de apoio técnico administrativo, aqui entra em cena o trabalho desenvolvido pela secretaria escolar, que contribui com a assistência administrativa, organização de atividades que assegurem.

E uma das formas de privilegiar uma gestão democrática é pensar na escola como local de autonomia e participação, e quando existem participações de todos nessas tomadas de decisões, os objetivos acabam transformando-se em um só e as tarefas são facilmente resolvidos.

1- O que os alunos aprendem numa série influenciará sua aprendizagem nas séries seguinte.

Sim, tudo que o aluno aprende na serie anterior influência na evolução dele, se ele não aprender nada o mesmo terá muita dificuldade para acompanhar a classe. Não se pode forçar diretamente uma pessoa ao aprendizado, mas pode se facilitar o ensino com outros tipos didáticos, induzindo o aluno a perceber suas necessidades aprendizagem.

Existem etapas a ser seguidas dentro de um plano de ensino sendo eles:

Educação Infantil é oferecida nas creches ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade e pré-escolas, para crianças de quatro a seis anos de idade.

Ensino Fundamental é obrigatório, com duração de 9 anos, gratuito na pública, iniciando-se aos 6 anos de idade, tendo como básicos o domínio da leitura, da escrita e do cálculo

Ensino Médio é a etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos e terá como finalidade preparar para o trabalho e a cidadania e incluí uma língua estrangeira moderna, obrigatória, e as disciplinas de filosofia e sociologia.

Ensino Superior tem como etapa formar profissionais de diferentes áreas do saber, promover a divulgação de conhecimentos culturais científicos e técnicos.

A escola de hoje continua sendo demasiadamente instrucionista, visto que a base da escola ainda está muito centrada em quantidade de aulas e no processo avaliativo, para que estas aulas tenham validade faz-se necessário que o professor melhore a qualidade das suas aulas de modo que torne seu aluno um ser pensante, autônomo, capaz de controle democrático.

Para que o professor consiga obter o sucesso esperado em suas aulas, ele deve portar-se como um eterno aprendiz, pois somente um professor que sabe aprender consegue fazer seu aluno aprender, que ele seja um espelho, um exemplo para seu aluno. Durante este processo de aprendizagem é necessário que haja por parte do professor paciência, que ele seja um incentivador do aluno sem desistir dele em nenhum momento. Para tanto é importante que aconteça entre ambos uma harmonia, uma comunicação e uma troca de conhecimentos e experiências para que o professor consiga do aluno muito mais do que sua aprovação na série seguinte, mas que ele consiga trazer para o aluno a busca pela sua autonomia.

...

Baixar como  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »