TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Organização Da Educação Brasileira Educação E Diversidade

Artigo: Estrutura E Organização Da Educação Brasileira Educação E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Este trabalho tem como objetivo, introduzir aos alunos sobre multiculturalismo, diversidade na escola e estrutura e organização da educação brasileira.

Todo o conteúdo do trabalho, foi feito por pesquisas através da internet e livros. Ao analisar sobre o exposto, filtramos as informações mais relevantes e colocamos nesse trabalho.

Ao longo do processo, deparamos com leis imposta pelo governo e alguns casos de diversidade, onde iremos desenvolver ao longo da carreira.

Ao pesquisarmos sobre datas comemorativas, tivemos maior entendimento de como fazer algo diferente e ao mesmo tempo com bases nas estruturas escolares.

Fizemos também, um exercício, com casos que podem ocorrer, fazendo uma analise profunda de como se comportar nesses casos.

Desenvolvimento

Passo1

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases

da Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96) Os principais pontos abordados na lei, para a relação de diversidade e multiculturalismos na escola são os descritos abaixo:

TÍTULO II

Dos Princípios e Fins da Educação Nacional

Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;

IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

VII - valorização do profissional da educação escolar;

VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;

IX - garantia de padrão de qualidade;

X - valorização da experiência extraescolar;

XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

XII - consideração com a diversidade étnico-racial.

Parâmetros Curriculares

Nacionais (PCN)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país, elaboradas pelo Governo Federal. O objetivo é propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em que se aprende mais e melhor.

Os PCN, como uma proposta inovadora e abrangente, expressam o empenho em criar novos laços entre ensino e sociedade e apresentar ideias do "que se quer ensinar", "como se quer ensinar" e "para que se quer ensinar". Os PCN não são uma coleção de regras e sim, um pilar para a transformação de objetivos, conteúdo e didática do ensino. Em relação à pluralidade cultural, por se tratar de um país tão abrangente como o Brasil e ser um tema transversal do PCN, devemos respeitar e se adequar a todo tipo de cultura, religião, raça, crença, ou seja, essa multi-cultura, deve ser respeitada e ensinada em uma sala de aula.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de

História e Cultura Afro-Brasileira e Africana A educação das relações étnico-raciais impõe aprendizagens entre brancos e negros, trocas de conhecimentos, quebra de desconfianças: um projeto conjunto para a construção de uma sociedade justa.

Referencial Curricular

Nacional para Educação

Infantil, Volume 1. Em relação ao Referencial Curricular Nacional para educação infantil, percebi que, frequentemente devemos trabalhar com varias classes sociais econômicas, além de fatores genéticos, tais como: crianças portadoras de necessidades especiais, onde devemos tentar inclui-las em um sistema total da sala de aula e assim amenizar as barreiras importas pela sociedade.

Passo 2

Título: Comemoração do dia das Mães da escola Pingo de Gente.

Disponível em: http://www.doctum.edu.br:8080/portal/educacao-infantil/escola-pingo-de-gente

Acesso em: 18/04/2014 – 12:14

Analise crítica:

Fiz uma pesquisa na internet, além de conversar com diversas pessoas, sobre o assunto. Pude perceber que em muitas das ocasiões, as escolas tendem a fazer sempre o mesmo: músicas, algumas comidas e bebidas e só. Gostei do trabalho exposto na Escola Pingo de Gente, que valorizou a mãe como mulher, fazendo alguns “caprichos” que não podemos fazer no dia-a-dia, já que muitas estão com um ritmo frenético dos dias atuais.

Outro ponto importante, é que a integração entre mães e filhos foram aumentadas nesse dia, o que faz com que esse dia fique realmente especial em sua vida.

A escola se preocupou também, com que a família entendesse o significado desse dia, ou seja, uma diversão com aprendizagem, isso faz com que as pessoas cresçam com mais perspectivas afetuosas entre elas.

A instituição teve a preocupação de elaborar uma lembrança e uma homenagem, porém reforçou que o dia não é apenas presentes e sim um carinho, um gesto de fraternidade e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com