TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Existe Outros Artifícios Comunicativos,que A língua Falada Nem Consegue Representar

Monografias: Existe Outros Artifícios Comunicativos,que A língua Falada Nem Consegue Representar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 4

Questão: Esquematize o conteúdo teórico do capitulo, ressaltando os conceitos-chaves.

A preocupação com a linguagem não se restringe a limitar um objeto de estudo para a lingüística, mais implica reflexões que vão dos aparatos biológicos do homem e da base biológica da própria linguagem humana ate a delimitação do papel da linguagem como distintiva da natureza humana, passando por sua função comunicativa dentro do corpo social. O termo linguagem pode ser entendido como qualquer sistema de comunicação ou de anotação, humana ou não-humana, natural ou artificial . já o termo língua faz referencia a uma língua em partícula como português,grego,inglês. Pode ser dizer que, independentemente da perspectivo teórica que fundamente os conceitos de linguagem e língua,a linguagem aparecer como faculdade ou potencialidade de expressão,e a língua como a materialização dessa expressão ligada a um grupo determinado de indivíduos,identificados por traços culturais particulares e restritos a um determinado espaço.

Assim,pode-ser concluir que,em se tratando de linguagem humana,linguagem natural é aquela que pode ser desenvolvida espontaneamente a partir do instrumental biológico e sensorial de que os seres são dotados, traduzindo-se em capacidade de expressão e reflexão por meio de signos.

As línguas de sinas são línguas viso espaciais ela se apresentam em uma modalidade diferente das línguas orais,pois utilizam a visão e o espaço,e não o canal oral-auditivo,para sua realização.como tradicional a língua foi associada á fala,varias concepções inadequadas surgiram quanto ao estatuto de tais línguas como sistema lingüístico,bem como quanto ao entendimentos de suas características.a língua de sinais é uma mímica incapaz de expressar conceitos abstratos,os estudos mostram que tais línguas são sistema lingüísticos transmitidos de geração para geração de pessoas surdas,sem origem nas línguas orais,mas como uma necessidade natural de comunicação entre pessoas que não utilizam o canal oral-auditivo.línguas oral-auditivas,não existes uma língua de sinais universal.cada pais tem sua própria língua de sinais,com léxico e estrutura próprias.dessa forma,se um surdo brasileiro usuário de libras,quiser se comunica com um surdo americano na língua deste, devera aprender a língua de sinas americana,exatamente como um ouvinte brasileiro falante de português precisa aprender inglês ,as línguas de sinas possuem gramáticas próprias como regras específicas em todos os nível: fonológico,morfológico e sintático. São aptas,portanto,como qualquer outra língua,a produzir expressões metafóricas,construir humor,expressar opiniões políticas,denotar referências teóricas.

Libras é a língua de sinais usadas pelos surdos brasileiros.essas denominação foi estabelecida em Assembléia Convocada pela Federação Nacional de Educação e Integração dos surdos,em outubro de 1993. A libras tem status de primeira língua na comunicação surda brasileira, e o português é considerado segunda língua .isso porque a aquisição da língua portuguesa pelo surdo só pode ser realizada por meio da aprendizagem normal.A libras é uma língua de modalidade gestual-visual com características próprias em todos os níveis gramáticas.quando precisamos escrever libras em português é necessário usar convenções,essas são utilizadas por pesquisadores de línguas de sinas e são encontradas em livros sobre libras.

Datilologia é um sistema como configuração de mão que representam cada letra do alfabeto da língua portuguesa.tem a finalidade de soletra palavras que ainda não possuem sinal em línguas de sinais,ou que o soletrador não conhece,por exemplos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com