TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DA AUTORIDADE DOS PROFISSIONAIS

Tese: FORMAÇÃO DA AUTORIDADE DOS PROFISSIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Tese  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Nove de Julho.

Nome: Carolina de Carvalho Albino RA: 310109790 Turma: 3º semestre C -VM

FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO

A sociedade brasileira tem grandes desafios a enfrentar nos próximos anos, em especial aqueles relativos às desigualdades sociais e econômicas que ainda a marcam. As responsabilidades dos poderes públicos neste sentido são múltiplas. Uma delas assume particular relevância: a implementação de políticas consistentes no campo da educação.

De fato, as relações sociais, políticas e econômicas que caracterizam o mundo moderno requerem respostas inovadoras e diferenciadas. A integração econômica e cultural, a velocidade do avanço científico e tecnológico, as modificações no perfil das atividades econômicas e das profissões colocam questionamentos que devem ser enfrentados por meio de políticas efetivas.

Torna-se cada vez mais crítica a necessidade de se assegurar uma educação de qualidade, que garanta o acesso ao saber, a adequada preparação para a inserção no mundo do trabalho e, deste modo, a cidadania para cada brasileiro, independentemente da localidade em que tenha nascido ou da camada social de que faça parte. A legislação educacional hoje em vigor, representada particularmente pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB), demonstra ter assimilado estas necessidades e apresenta dispositivos que, cumpridos, podem traçar um caminho seguro nesta direção.

Um dos mais importantes princípios inscritos na Constituição é o da garantia do padrão de qualidade da educação escolar (art. 206, VII), traduzido na LDB pela necessidade de definição de padrões mínimos de qualidade do ensino (art. 4º, IX), a serem definidos e implementados mediante a colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios (art. 74). A garantia da qualidade da educação depende de vários fatores. O mais importante deles, com certeza, é aquele relativo à competência dos profissionais do magistério. Educadores bem formados, atualizados e motivados constituem o elemento básico para uma educação de qualidade.

O ensino brasileiro, porém, assistiu, durante muito tempo, a uma lamentável e contínua desvalorização desses profissionais. A extraordinária expansão dos sistemas escolares públicos, ocorrida

a partir dos anos 60, não foi proporcionalmente acompanhada pela necessária elevação dos recursos financeiros, resultando em uma progressiva redução de disponibilidade de meios e de remuneração dos docentes e demais trabalhadores da educação. Esta dinâmica negativa atingiu também as escolas de formação do magistério em nível médio, resultando em uma crescente deterioração dos seus programas de formação, tanto no que diz respeito à sua própria manutenção como no seu esvaziamento, decorrente do baixo nível de remuneração profissional; as escolas de formação em nível superior,além de questões inerentes à própria concepção acadêmica interna dos seus cursos, também se encontram em crise dado o crescente desinteresse motivado pelos poucos atrativos que hoje a profissão do magistério oferece. O enfrentamento deste quadro crítico se fez, ao longo do tempo, através de diferentes estratégias, que em muitos casos se situaram muito mais no campo do possível do que o do desejável. Em muitas regiões, a falta de professores com a adequada formação ensejou a contratação de professores leigos, combinando, em prejuízo da educação, menos qualificação e remuneração mais baixa; ou então, a contratação de profissionais formados em outras áreas, sem formação pedagógica. A existência de um grande número de cursos de formação de profissionais do magistério, de qualidade duvidosa, tem levado vários sistemas de ensino a oferecer programas de educação continuada que compensem as deficiências de conhecimentos que tais profissionais apresentam no exercício

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com