TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão Geral Da História Do gênero. - Fábulas

Ensaios: Visão Geral Da História Do gênero. - Fábulas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  9.920 Palavras (40 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 40

Notícia x Reportagem

Publicado por: Focas em: 3 03UTC junho 03UTC 2009

• Em: 1

• Comente!

Os gêneros jornalísticos são classificados de acordo com características únicas que os distingam dos outros. Acontece que determinados gêneros, quando comparados, possuem diferenças tão pequenas que acabam sendo confundidos e, é exatamente isso que acontece com a notícia e a reportagem.

Começando com a notícia, que usufrui de imparcialidade, fatos verdadeiros e isentos (tanto quanto a reportagem) e deve publicar informações sem distorções porque nomes e datas veiculados podem ser comprovados pelo público até mesmo comparando com outros jornais que tragam mais ou menos a mesma informação. A notícia é produzida segundo técnicas especificas, como à apuração e seleção dos fatos, escolha do vocabulário, ordenação de informações… De forma simplista, define-se notícia como o anúncio da novidade.

Para Nilson Lage – jornalista e professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1992, doutor em linguística e mestre em comunicação e bacharel em letras -, o que diferencia a notícia dos outros formatos de texto é a forma em que ela é redigida. Notícia, segundo ele, é o fato redigido a partir do dado mais importante ou capaz de gerar maior interesse, seguindo-se as demais informações em ordem decrescente de importância. A notícia deve apresentar ao leitor um relato objetivo e distante dos fatos, isento de avaliações pessoais ou julgamentos tanto explícitos quanto implícitos.

Agora a reportagem – onde se contam e narram as peripécias da atualidade –, um gênero jornalístico privilegiado, é criada a partir de um fato programado, tem maior liberdade no vocabulário, trata de assuntos que não precisam ser novos. Seu objetivo é contar uma história verdadeira, expor uma situação ou interpretar fatos. Preocupa-se em ser atual e mais abrangente, oferecendo maior detalhamento e contextualização àquilo que já foi anunciado.

Diferente da notícia que é imediatista e tem como fator determinante o tempo dependente sempre de um fato novo, a reportagem é produzida a qualquer momento oportuno. Eis aqui um dos principais elementos de distinção entre notícia e reportagem: a questão da atualidade. Outra diferença é quanto à motivação do veículo ao produzir cada gênero. A notícia tem que ser publicada, se não for, implicará na perda de credibilidade do jornal, enquanto a decisão de produzir ou não uma reportagem depende da avaliação dos profissionais de determinado veículo à respeito da pertinência do assunto, levando em conta, inclusive, o relacionamento com o anunciante.

Para nós estudantes, as aulas técnicas da sala de aula facilitam na identificação de diferenças no lead e nas técnicas de utilização da pirâmide invertida, que estão ausentes na reportagem onde o primeiro parágrafo do texto é descritivo ou parte de um aspecto secundário como “gancho” para o assunto principal, características que não são totalmente opostas do gênero notícia.

Ainda tem dúvidas? Confira o exemplo publicado no texto Notícia e Reportagem: Sutis Diferenças de Felipe Franceschini.

No caso da notícia, essas técnicas são identificadas sem dificuldade, como demonstra o texto de O Globo:

PF caça guerrilheiro colombiano em favela

Na primeira ação conjunta entre as forças de segurança dos

governos federal e estadual, 40 agentes da Polícia Federal, com

o auxílio de homens da Coordenadoria de Recursos Especiais

(Core) e de dois helicópteros da Coordenadoria Geral de Operações

Aéreas (Cegoa) da Polícia Civil, ocuparam ontem o

Morro da Fazendinha, no Complexo do Alemão, em Inhaúma.

O objetivo era tentar localizar um integrante das Forças Armadas

Revolucionárias da Colômbia (Farc), que estaria escondido

na região, treinando traficantes para o emprego de táticas

de guerrilha. Houve uma rápida troca de tiros com os bandidos

e um agende da Core foi baleado em um dos pés. No

fim da operação, o homem não foi localizado. (…)

(A matéria segue com mais sete parágrafos.)

O lead esclarece, em ordem de importância, que se trata da ocupação de um morro, quem são as pessoas envolvidas – caçadores e caça –, as circunstâncias de tempo e lugar, o modo como se deu a ocupação e o motivo pelo qual o homem era procurado. As informações que constam do lead são as mais importantes e serão detalhadas ao longo do texto.

Já no texto seguinte, do Jornal do Brasil, o primeiro parágrafo também responde às seis perguntas essenciais, mas, como estratégia, elege um personagem de importância secundária no texto, para a partir desse personagem chegar ao assunto principal:

UBERLÂNDIA – Adnan Jobran usa roupas brancas para presenciar

o abate de frangos na processadora de alimentos Sadia,

garantindo que eles morram de acordo com as diretrizes

aceitas pelos muçulmanos, com os pescoços cortados em um

movimento de meia-lua. Na unidade próxima de Uberlândia,

a 550 km de São Paulo, cerca de 10% dos 140 mil frangos e 10

mil perus produzidos diariamente são mortos segundo os rituais

islâmicos e enviados a países como Arábia Saudita e Dubai, afirmou Jobran, que possui um exemplar do Alcorão sobre a mesa e decora o escritório com cartazes de santuários

muçulmanos. (…)

Caso desconheça que a segunda matéria não é uma notícia, e sim uma reportagem, ficará à procura da pirâmide invertida, perguntará a si mesmo se a presença de um livro sobre a mesa e a decoração de um escritório são dados importantes ao ponto de constarem do lead. Ou sentirá a incômoda sensação de que existe um descompasso entre as técnicas apresentadas no curso e aquilo que sai publicado nas páginas

Esopo, as fábulas e suas características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com