TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões para análise do texto “А fábula dos porcos assados”

Resenha: Questões para análise do texto “А fábula dos porcos assados”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Resenha  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  2.526 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE JOAQUIM NABUCO

PROCESSO DECISÓRIO

Paulista

2013

“A FÁBULA DOS PORCOS ASSADOS”

Paulista

2013

FACULDADE JOAQUIM NABUCO

DISCIPLINA: PROCESSO DECISÓRIO

PROFESSORA CINTYA MONTE

EXERCÍCIO PARA NOTA DE PARTICIPAÇÃO (1,0)

QUESTÕES PARA ANÁLISE DO TEXTO “A FÁBULA DOS PORCOS ASSADOS”

1- Qual a visão de ciência (conhecimento científico) que o texto transmite? Você concorda ou discorda? Por quê?

Concordo. O texto reflete que para simplesmente assar um porco eram feitos vários estudos científicos de clima, como incendiar melhor o bosque, enfim, isso nos faz pensar que no mundo atual a ciência faz parte do nosso cotidiano e que os conhecimentos trazidos por essas áreas podem mudar a vida de diversas pessoas e quebrar paradigmas da sociedade.

2- Em sua opinião, no texto, o conhecimento popular ou do senso comum tem ou não tem, influência na construção do conhecimento científico ou ciência? Justifique sua resposta.

Não tem influência, pois João Bom Senso sugere uma ideia sem ter o devido conhecimento do que esta dizendo, levando em consideração que senso comum é o conjunto de opiniões e modos de sentir que, por serem impostos pela tradição aos indivíduos de uma determinada época, local ou grupo social, a ideia de João fugia do que a maioria das pessoas e a ciência acreditavam.

3-Analisando o texto, até que ponto a ciência está à disposição da ideologia dos dominantes ou cientistas? Faça uma analogia com a ciência contemporânea.

As pessoas já estavam acostumadas ao que a ciência estava afirmando sobre a maneira de assar os porcos, a ideia de João fugia do que a ciência afirmava, e que as pessoas mesmo criticando aceitavam. É o retrato que acontece no mundo atual onde a ciência é elevada em varias áreas da sociedade, e as teorias formuladas pelos cientistas são tidas como verdades e quando são questionadas não são aceitas, pois os mesmos acreditam que as suas verdades são absolutas.

4- Sabendo que o método é o caminho para se aproximar da verdade de determinado fenômeno. Qual o método que os doutores usavam e qual foi o novo método proposto? Justifique sua resposta.

No método antigo a uma necessidade de vários cargos, nessas áreas como especialistas em chuva, em vento, em árvores, em bosques, em pururuca e torresmos, ou seja, foram criados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com