TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fala E Escrita

Pesquisas Acadêmicas: Fala E Escrita. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2013  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  1.056 Visualizações

1.Como acontece sempre em um determinado contexto, as referências são claras (Isto aqui, aquela coisa lá). 1. Deve ser bem especifica para criar um contexto próprio.

2. O falante e o ouvinte estão em contato direto, e a interação acontece por troca de turnos. 2.O leitor está presente quando se escreve e não há interação, exceto na conversa via internet ou telefone celular, embora não tenha imediata quanto a oral.

3.O interlocutor é geralmente, alguém especifico. 3. Muitas vezes, o leitor não é conhecido pelo escritor.

4.Como existe interação, as reações são, normalmente, imediatas e podem ser:

* verbais: perguntas, comentários, murmúrios, resmungos etc..

* não verbais: expressões faciais corporais. 4. Não é possível o escritor conhecer a reação imediata do leitor. Ele pode, no entanto, antecipar as reações e comentar no texto. Nas interações eletrônicas, existem os emoticons.

5. A fala é transitória. Se o interlocutor não compreende alguma coisa, pode interagir. 5. A escrita é permanente e pode ser lida e relida quantas vezes for necessário para compreensão.

6. Há hesitações, frases incompletas, pausas e redundâncias. 6. Espera-se maior estruturação da linguagem, organizada em forma de texto e construída com maior cuidado.

7. Existe uma série de recursos para transmissão do significado: tonicidade, ritmo e entonação. As expressões faciais e os gestos servem a esse propósito. 7. Os recursos são gráficos como: pontuação, letras maiúsculas, aspas, tipo de letra etc. Agora também as emoticons.

PRINCIPAIS

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com