TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fazer Universidade: Uma Prática Metodológica

Ensaios: Fazer Universidade: Uma Prática Metodológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

Em 1930 houve o ajuntamento de três ou mais faculdades que podia legalmente chamar-se de universidade. Em 1935 Anísio Teixeira pensa uma universidade brasileira como centro de debates livres de ideias, mas com a chegada da ditadura Vargas, em 1937, caiu por terra o sonho do extraordinário Anísio Teixeira.

Nos anos 60, Darcy Ribeiro surge como discípula de Anísio. Funda a Universidade de Brasília, com objetivo de uma reflexão nacional, sobre os problemas nacionais. Porém a ideia, novamente, não dá certo. Em 1964, houve a posse dos militares ao poder. Dessa forma, professores eram afastados ou exilados, pois não podiam refletir e/ou renovar o saber.

Na época da ditadura militar, universidades lutavam por conquistar a possibilidade de construção de uma personalidade universitária livre e crítica, aliando a ânsia do mais alto nível do saber à efetiva preocupação com os problemas nacionais, contrariando as autoridades. Portanto, ainda está viva uma tentativa de gerar, fazer nascer e crescer uma autêntica universidade brasileira. São sinais dessa conquista os esforços que fazem tantos intelectuais, dentro e fora do Brasil, de mostrar a realidade em que se move a Nação; de propor um abrir de olhos aos responsáveis pelos seus destinos.

Com essa viagem na história, podemos concretizar o termo “fazer a universidade”, pelo fato da interação do professor com o aluno e vice-versa.

Na Antiguidade Clássica havia discípulos, que ouviam e refletiam tudo que o mestre falava ou ensinava, com o objetivo de conservar e transmitir a cultura, para mais tarde, tornarem especialistas.

Na Idade Média, a universidade era um órgão de elaboração do pensamento da época, envolvendo centro de debates e discussões e a exigência de seriedade, rigor e lógica na demonstração das verdades.

No Período do Renascimento, uma postura de guardiã e defensora das verdades definidas e estáticas, para depois perceber que, conhecimento só evolui se é passível de questionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com