TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Kosh

Pesquisas Acadêmicas: Fichamento Kosh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 2

Título Genérico: Os gêneros do discurso.

Título Específico: Desvendando os segredos do texto. No. de ordem: 01 No. da ficha: 01

Referência Bibliográfica: KOCH, Ingedore. Os gêneros do discurso. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2001. p. 53-60.

A competência sociocomunicativa dos falantes/ouvintes leva-os à detecção do que é adequado ou inadequado em cada uma das práticas sociais. Essa competência leva ainda à diferenciação de determinados gê¬neros de textos. A competência textual de um falante permite-lhe, ainda, ave¬riguar se em um texto predominam seqüências de caráter narrativo, des¬critivo, expositivo e/ou argumentativo. O contato com os textos da vida quotidiana exercita a nossa capacidade metatextual para a construção de textos.

O gênero pode ser considerado como ferramenta, na medida em que um sujeito - o enunciador - age discur¬sivamente numa situação definida - a ação - por uma série de parâmetros, com a ajuda de um instrumento semiótico - o gênero. O autor desenvolve a metáfora do gênero como "megainstrumento", constituído de vários subsistemas semióticos, para agir em situações de linguagem.

Schneuwly & Dolz (s.d.) desenvolvem a idéia de que o gênero é utilizado como meio de articulação entre as práticas sociais e os objetos escolares, particularmente no que diz respeito ao ensino da produção e compreensão de textos, escritos ou orais, Schneuwly & Dolz hipotetizam que é através dos gêneros que essas práticas se "encarnam" nas atividades de aprendizagem, justamente em virtude de seu caráter intermediário e integrador. Adam (1993), Schneuwly, Dolz e Bronckart defendem que todo texto é formado de se-qüências, esquemas lingüísticos básicos que entram na constituição dos diversos gêneros descritiva, narrativa, injuntiva, explicativa, argumentativa, dialogal. .

Quanto mais precisa a definição das dimensões ensináveis de um gênero, mais a seqüência didática facilitará a sua apropriação como (mega)instrumento e possibilitará o desenvolvimento de capacidades de linguagem diversas a ele relacionada.

Fonte: acervo do próprio pesquisador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com