TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento analise realismo naturalismo

Por:   •  4/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  1.264 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte                Turma: Informática 2AM.                                                                        Professora: Rhena Raize                                                                                Disciplina: Língua Portuguesa                                                                        Aluna: Andresa Rodrigues Martins                                                                Data: 11/12/14.

Realismo – Naturalismo

ABDALA JR.; B.; CAMPEDELLI, S. Y. (Templos da literatura brasileira). 4. ed. São Paulo: Ática 1994. P. 129-149.

  1. Características da época;

  1. Verdade social e verdade artística.

O Realismo – Naturalismo foi um movimento artístico e literário que se manifestou em meados do século XIX. Uma arte revolucionaria que visava interesses por temas sociais, uma abordagem objetiva da realidade e a observação do homem e da sociedade como experiências.

  1. Uma arte engajada.

Uma forma de combate e critica social, a arte realista promovia um engajamento ideológico dos escritores em atingir situações problemáticas habituais de suas épocas, para que assim houvesse um tipo de denuncia social, menosprezada pela estética que sociedade artística antecessora propunha. O escritor desejava retratar a realidade de acordo com seu ponto de vista em relação ao mundo objetivo, desta forma as semelhanças entre os personagens e o homem comum de seu determinado momento histórico se consolidavam. O julgamento dos valores burgueses também eram colocados em prática, como o adultério, religião e meio politico.

  1. O determinismo naturalista.

A literatura naturalista enxergava o homem e a sociedade como objeto de experiência, definido por produto de seu meio. O pensamento pessimista atuava grandiosamente e os artistas buscavam utilizar descrições “neutras” para representar os objetos.

  1. O positivismo e refugio das artes.

O positivismo foi a maneira que os magnatas encontraram para impor a “solução” de que somente o progresso material daria fim aos problemas sociais. Sob contato com os novos conceitos alguns escritores passaram a utilizar o método descritivo em suas obras, assim surgindo o Parnasianismo. Os poetas parnasianos instituíram um refugio de artistas que padronizou a rejeição de consumo artístico considerado “moral” pelos burgueses. As obras produzidas por escritores parnasianos caracterizavam-se por objetividade “imparcial”, o descritivismo “neutro” e temáticas exageradamente extravagantes.

  1. O Realismo-Naturalismo brasileiro.

  1. Um Brasil real e brasileiro

No inicio do século XX o Realismo se propagava pelo país, porque alguns escritores românticos já se aproximavam dos ideais e da forma estética do Realismo, logo depois surgiram os romances realistas e o primeiro romance naturalista e no inicio deste século o movimento entrou em declínio.

  1. Uma nova consciência nos país.

As ideias realistas alteraram o cenário social no qual o Brasil ocupava, o pensamento critico se ajustou ao desenvolvimento do país, o que nos trouxe um engajamento na transformação social. Neste período foi considerada a individualidade da cultura brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com