TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento (ou ficha de citação )

Abstract: Fichamento (ou ficha de citação ). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Abstract  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

- FICHAMENTO –

FICHAMENTO (OU FICHA DE CITAÇÃO ):

Consiste na reprodução fiel de frases ou sentenças consideradas relevantes para serem colocadas na monografia. É, na verdade, um destaque dentro do livro, artigo científico, citação na internet, que o acadêmico julga importante separar para colocar no seu trabalho monográfico.

Alguns cuidados devem ser observados:

a)- Toda citação tem de vir entre aspas. É através deste sinal que se distingue uma ficha de citação das de outro tipo. Além disso, a colocação das aspas evita que, mais tarde, ao utilizar a ficha, se transcreva como do “autor das fichas” os pensamentos nela contido. Em geral, toda monografia calca-se em citações dos autores pesquisados, que deve vir com uma nota de rodapé mencionado o autor, a obra e a página de onde se retirou o destaque.

b)- após a citação, deve conter o número da página de onde foi extraída. Isso permitirá a posterior utilização no trabalho, com a correta indicação bibliográfica, como foi explicado no sublinhado acima.

c)- a transcrição tem de ser textual. Isso inclui os erros de grafia, se houver. Após eles, coloca-se o termo sic em minúsculas e entre parêntesis.

d)- a supressão de uma ou mais palavras deve ser indicada, utilizando-se, no local da omissão, três pontos, precedidos e seguidos por espaços, no início o final do texto e entre parênteses, no meio.

e)- A frase deve ser complementada, se necessário; quando se extrai uma parte ou parágrafo de um texto, este pode perder seu significado, necessitando de um esclarecimento, o qual deve ser intercalado, entre colchetes.

f)- Quando o pensamento transcrito é de outro autor, tal fato tem de ser assinalado. Muitas vezes o autor fichado cita frases ou parágrafos escritos por outra pessoa. Nesse caso, é imprescindível indicar, entre parênteses, a referência bibliográfica da obra da qual foi extraída a citação. Uma forma de faze--lo é colocando a expressão apud, que significa citado por, conforme, na nota de rodapé.

MODELO DE FICHAMENTO DE UMA OBRA:

MARCONI, Marina de Andrade. Garimpos e garimpeiros em Patrocínio

Paulista. São Paulo: Conselho Estadual de Artes e Ciências Humanas, 1978,

158 p.

“Entre os diversos tipos humanos característicos existentes no Brasil, o garimpeiro apresenta-se, desde os tempos coloniais, como um elemento pioneiro, desbravador e, sob certa forma, como agente de integração nacional.” ( p.7 ).

“Os trabalhos no garimpo são feito, em geral, por homens, aparecendo a mulher muito raramente e apenas no serviço de lavação ou escolha de cascalho, por serem mais suaves do que o de desmonte.” (p. 26 ).

“ ... Indivíduos ( os garimpeiros ) que reunidos mais ou menos acidentalmente continuavam a viver e trabalhar juntos. Normalmente abrangem indivíduos de um só sexo (...) e sua organização é mais ou menos influenciada pelos padrões que já existem em nossa cultura para agrupamentos dessa natureza.” ( p. 47 ). (LINTON, Ralph. O homem: uma introdução à antropologia. 5ª ed. São Paulo: Martins, 1965, p. 111 ).

“O garimpeiro (... ) é ainda um homem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com